Ir para o conteúdo

UFOP vai receber R$ 1,5 milhão para modernização da iluminação externa dos campi

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Arquivo
A Universidade teve o projeto "Eficientização do Sistema de Iluminação da Universidade Federal de Ouro Preto" aprovado no Edital do Programa de Eficiência Energética (PEE) da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). Com a aprovação, o projeto submetido vai ter R$1,5 milhão em recursos para a melhoria da iluminação das áreas externas dos campi de Ouro Preto, Mariana e João Monlevade.

A ideia do projeto é dar atenção às estruturas obsoletas em termos de eficiência energética, realizando a manutenção da iluminação externa com a troca das lâmpadas atuais pelo sistema LED e com a modernização das luminárias. É estimado que com essa medida seja economizado aproximadamente 10% no consumo de energia. O início da intervenção está previsto para maio deste ano, e a finalização para novembro.

Para Sandra Nogueira, ex-prefeita do campus e atual pró-reitora de Extensão e Cultura (Proex), tendo em vista a baixa eficiência das lâmpadas atuais e a alta frequência de troca, "um ponto importante em nível de sustentabilidade é ter realmente equipamentos modernos, que consomem menos energia e têm vida útil maior", além do alto grau de luminância durante o período noturno, de forma a reforçar a segurança dos campi.

O processo de submissão do projeto foi antecedido por três etapas: o primeiro passo foi o diagnóstico nas instalações da Universidade, realizado por uma empresa externa. Em seguida, o diálogo com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e diretorias da Universidade e, por último, a apresentação de documentos.

Todo o processo é fruto de um trabalho conjunto realizado por diferentes setores da UFOP: Prefeitura Universitária (Precam), Coordenadoria de Convênios (Cecon), Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (Proplad), Pró-Reitoria de Finanças (Prof), além da colaboração externa do professor do Departamento de Engenharia de Produção (Depro), Antonio Sanches. Motivada com a recente conquista, a reitora Claudia Marliére parabeniza a todos os envolvidos. Segundo ela, "em difíceis cenários que as universidades viveram, a pauta da sustentabilidade toma acento prioritário na política de desenvolvimento", acrescentando que, "este momento mostra a importância da determinação para se conseguir os objetivos almejados".

Levando em consideração a implantação total da primeira etapa das usinas fotovoltaicas, realizada há um ano e meio, e com a previsão de implantar outras 15 ainda este ano, a economia de energia pode chegar perto de 30% do consumo atual da Universidade. 

Veja também

4 Abril 2024

aniversario_da_unidades_2024_-_ef_-_destaque.png A Escola de Farmácia completa 185 anos de sua fundação nesta quinta (4). Ao longo desses anos, a história...

Leia mais

25 Janeiro 2024

O NTI informa que, conforme comunicado enviado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), haverá manutenção programada no link...

Leia mais

16 Janeiro 2024

A Universidade Federal de Ouro Preto, por meio da Prefeitura Universitária, reforça seu compromisso em zelar pela saúde e segurança...

Leia mais

15 Janeiro 2024

Localizado no campus Morro do Cruzeiro, em Ouro Preto, o ginásio passou por reformas após receber um investimento de aproximadamente...

Leia mais