O reitor da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Luciano Campos, juntamente com outros integrantes da Reitoria, esteve em Ipatinga para acompanhar as obras e fazer contatos para facilitar o processo de implantação do novo campus no município. Além de visitar o espaço físico que vai receber as primeiras turmas, a equipe participou de reunião com o prefeito Gustavo Nunes e outros gestores locais para alinhar detalhes sobre a desmobilização do local definitivo e a organização da estrutura acadêmica e administrativa.
Em um primeiro momento, o campus vai funcionar de maneira provisória em um espaço cedido pela prefeitura. A previsão é que as atividades se iniciem no primeiro semestre de 2026, com os cursos de Direito e Pedagogia. A expectativa é que, à medida que o projeto avance, outras graduações, como na área da saúde, sejam incorporadas.
Participaram da visita, pela UFOP, o prefeito universitário, Cláudio Eduardo Lana; o coordenador de Manutenção, Edmundo Dantas Gonçalves; o chefe de Gabinete, Rondon Marques Rosa; e o presidente da Comissão de Implantação do campus Ipatinga, Paganini Barcellos. Representando a administração municipal, estiveram presentes a secretária para a implantação do campus, Patrícia Avelar Soares Doneiro; a secretária de Educação, Ana Cristina Neves; e o secretário de Administração, Leonardo Oliveira Rodrigues.
Durante o encontro, o prefeito destacou que a chegada da Universidade representa a realização de um antigo sonho local. O reitor reforçou a importância da parceria com o município e a expectativa gerada por ela, lembrando que, além da graduação, há também a perspectiva de um mestrado interinstitucional, destinado a servidores da área judicial, que já está em negociação junto ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).
Acerca da estrutura definitiva, o presidente da Comissão de Implantação do campus afirma que o que está em andamento neste momento é a seleção da empresa que fará os projetos executivos. A previsão é de que as obras se iniciem em meados do próximo ano.
O campus de Ipatinga é resultado de um processo de articulação que remonta a 2003, quando começaram as primeiras discussões sobre a presença da UFOP no Vale do Aço. Dois anos depois, os conselhos superiores da Universidade aprovaram a concepção do projeto, mas restrições orçamentárias impediram sua execução. Em 2013, novas negociações com gestores da região retomaram a proposta, então com foco na implantação de um curso de Medicina. No ano passado, o presidente Lula anunciou investimentos para a implantação do novo campus.