Ir para o conteúdo

Novo site do Iceb: projeto de alunos da UFOP

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Divulgação
Os alunos de Ciência da Computação que integram a empresa júnior Voluta desenvolveram um novo site para o Instituto de Ciências Exatas e Biológicas (ICEB). O site será lançado em 16 de julho, aniversário de 36 anos do Instituto, e é a primeira etapa das atividades em comemoração à data. 
 
Desatualizado, o antigo site apresenta erros de configuração e design. Como a nova plataforma utilizada é de software livre, a equipe da Voluta pôde ter mais liberdade criativa ao idealizar o site, ainda que seguindo o layout padrão dos demais sites da UFOP. O foco são as configurações que facilitam a navegação do usuário e reúnem todas as informações relevantes para os alunos do Instituto que estão distribuídas em outros sites. 
 
O PROJETO - O novo projeto é mais didático, mais simples de navegar, possui mais informações e mais funcionalidade, além de design mais moderno. O site hospedará informações sobre as unidades, departamentos, cursos, professores, vídeos do MAIS UFOP, horários e salas de aula, entre outras. O destaque são os mapas do ICEB, que também estarão disponíveis no site. Por se tratar de um instituto que cresceu muito ao longo dos anos, a orientação é uma dificuldade para visitantes e novos alunos. 
 
 
A empresa foi procurada pela diretoria do ICEB no ano passado para desenvolver o site do Plano de Diretrizes Estratégicas (PDE) do Instituto, no período de 2018 a 2021. O PDE é um documento atrelado ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFOP, no qual são definidas as diretrizes e estratégias do Instituto para atingir objetivos, metas e ações a curto, médio e longo prazos. O documento é elaborado a partir de sugestões da comunidade acadêmica, realizadas por meio de consulta pública. 
 
Devido ao bom desempenho da equipe, a Voluta foi procurada novamente para o projeto do novo site do ICEB. Rodrigo Bianchi, vice-diretor do Instituto, salienta a importância de os estudantes integrarem a equipe de desenvolvimento, uma vez que também são usuários finais nesse processo. “Nada melhor que usar a visão dos jovens. A participação deles [Voluta] foi extremamente eficiente para dar o que é de mais atual e usual para o público jovem da Universidade. Além do trabalho, a participação da Voluta foi importante para trazer também o olhar do usuário final”, comenta. 
 
As empresas juniores são instituições sem fins lucrativos que se propõem a aliar ensino teórico e prático a partir de atividades extensivas ao mercado de trabalho. A desenvolvedora de projetos da Voluta, Ana Luiza Moraes, ressalta: "Nós lidamos muito com ambientes externos à UFOP. Quando temos a oportunidade de trabalhar com um projeto dentro da Universidade é muito bom, porque é como se a instituição visse o que estamos fazendo". O conselheiro da Voluta, João Henrique Tupinambá, completa que “é bom destacar também a importância da própria Universidade contratar empresas juniores, porque todo o nosso trabalho é feito com base no ensino que temos aqui”. A equipe de desenvolvimento do site é composta, além deles, por Fabrício Tofani, Júlia Azevedo e Rodrigo Gomes.
 
ANIVERSÁRIO - A comemoração do aniversário de 36 anos do ICEB será iniciada com o lançamento do novo site, em 16 de julho, e serão realizadas atividades pontuais até 24 de agosto, concomitantemente com o término da primeira “Semana de Recepção de Calouros” do Instituto, a ser realizada no período de 20 a 24 de agosto. No dia 22 de agosto (quarta), mais ações serão concentradas, entre elas atividades, palestras, workshops e intervenções artísticas. Todos os departamentos, colegiados, atléticas, empresas juniores, centros e diretórios acadêmicos estão convidados a propor ações para esse dia. As ações podem ser tanto para recepção dos novos alunos quanto para integração dos já existentes com os novos alunos.
 
VOLUTA — A empresa júnior de Ciência da Computação foi fundada em 2016 e tornou-se membro do Núcleo de Empresas Juniores da UFOP (Core) no mesmo ano. Atualmente, conta com uma equipe de 12 alunos e busca associar-se à Federação das Empresas Juniores do Estado de Minas Gerais (FEJEMG). A empresa oferece serviços em desenvolvimento de websites, desenvolvimento de sistemas web, consultoria em tecnologia, cursos e treinamentos. A Voluta se declarou aberta a comentários e sugestões para o desenvolvimento do site antes e depois de seu lançamento, pois acreditam que aprendem com os erros e, para que o projeto seja desenvolvido plenamente, deve atender às necessidades de seus clientes: nesse caso, os próprios alunos. Para mais informações, acesse a página no Facebook.
 
 

Veja também

4 Abril 2024

aniversario_da_unidades_2024_-_ef_-_destaque.png A Escola de Farmácia completa 185 anos de sua fundação nesta quinta (4). Ao longo desses anos, a história...

Leia mais

25 Janeiro 2024

O NTI informa que, conforme comunicado enviado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), haverá manutenção programada no link...

Leia mais

16 Janeiro 2024

A Universidade Federal de Ouro Preto, por meio da Prefeitura Universitária, reforça seu compromisso em zelar pela saúde e segurança...

Leia mais

15 Janeiro 2024

Localizado no campus Morro do Cruzeiro, em Ouro Preto, o ginásio passou por reformas após receber um investimento de aproximadamente...

Leia mais