Ir para o conteúdo

Escola de Farmácia completa 185 anos

Twitter icon
Facebook icon
Google icon

 

A Escola de Farmácia completa 185 anos de sua fundação nesta quinta (4). Ao longo desses anos, a história da instituição mistura-se com a própria trajetória da Universidade Federal de Ouro Preto, já que foi com a junção desta à Escola de Minas, em 1969, que nasceu a UFOP.

Fundada com o antigo nome “Escola de Pharmacia”, a faculdade foi pioneira no ensino dessa ciência de forma desvinculada das Faculdades de Medicina. Entre os discentes que já passaram por ela estão nomes de destaque como o cientista Carlos Chagas, o primeiro presidente da Usiminas Amaro Lanari Júnior e o ex-presidente da República Getúlio Vargas, que não chegou a concluir o curso. 

Renomada nacionalmente no campo acadêmico desde os anos da Primeira República, a Escola de Farmácia também foi influência para a criação de outros cursos na área da saúde em Minas Gerais, destacando-se a Faculdade de Medicina de Belo Horizonte e o primeiro curso de Odontologia do Estado. 

Apesar de as atividades acadêmicas serem executadas desde 2013 no Campus Morro do Cruzeiro, a instituição teve outros endereços. O mais conhecido deles é o prédio situado na rua Costa Sena, em Ouro Preto. O espaço, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 1938, abrigando ali o Museu de Farmácia, que preserva a memória da Escola.

Atualmente, a Escola de Farmácia conta com 37 docentes, 18 técnicos administrativos e cinco funcionários terceirizados que atuam em dois departamentos: Análises Clínicas (DEACL) e Farmácia (Defar).

A programação das celebrações dos 185 anos tem início na sexta-feira (5), às 19h, com a Assembleia da Associação dos ex-alunos da Escola de Farmácia e III Encontro dos funcionários e ex-funcionários da Escola de Farmácia no Centro de Artes e Convenções da UFOP. 

Confira a programação completa do evento do aniversário da Efar.

Veja também

25 Janeiro 2024

O NTI informa que, conforme comunicado enviado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), haverá manutenção programada no link...

Leia mais

16 Janeiro 2024

A Universidade Federal de Ouro Preto, por meio da Prefeitura Universitária, reforça seu compromisso em zelar pela saúde e segurança...

Leia mais

15 Janeiro 2024

Localizado no campus Morro do Cruzeiro, em Ouro Preto, o ginásio passou por reformas após receber um investimento de aproximadamente...

Leia mais

21 Dezembro 2023

A administração dos Restaurantes Universitários (RUs) informa os horários de funcionamento no período de fim de ano e recesso acadêmico:...

Leia mais