Ir para o conteúdo

Primeiro workshop temático do período aborda estratégias para lidar com a ansiedade

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Letícia Conde

O workshop sobre Ansiedade, ministrado pela psicóloga da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (PRACE), Patrícia Ribeiro, foi o primeiro dos seis temas a serem abordados em workshops que vão até sexta (27), em todos os campi da UFOP. O primeiro encontro ocorreu na segunda (23) no prédio da PRACE no campus Morro do Cruzeiro. O evento faz parte do Programa de Acompanhamento Acadêmico dos Estudantes — Caminhar. 

Os participantes do workshop, alunos e servidores da UFOP, foram convidados a desvendar mitos sobre a ansiedade, a identificar emoções do quadro de ansiedade e a buscar saídas saudáveis para o problema. Algumas das técnicas desenvolvidas por meio de dinâmica no encontro foram a respiração diafragmática, distratibilidade e meditação. Os presentes também compartilharam suas experiências com o auxílio profissional e com o uso de medicamentos para o tratamento da ansiedade.  

A estudante de Artes Cênicas, Luana Melo Franco, considera esse diálogo importante dentro da Universidade por ser um ambiente que gera muitas inseguranças e muitos estímulos negativos nos alunos. “A gente se sente mais acolhido e consegue se encontrar. A Patrícia pôde nos direcionar para opções mais viáveis”, completa Luana. Patrícia Ribeiro explica que essas inseguranças acontecem principalmente pelas mudanças que os jovens sofrem em um curto período de tempo. O início da vida adulta, as responsabilidades, a distância da família e as dificuldades financeiras, por exemplo. 

Programa Caminhar integra a área de orientação estudantil da PRACE e oferece acompanhamento pedagógico, psicológico e social aos estudantes da UFOP que vivenciam dificuldades acadêmicas. O programa contempla prioritariamente estudantes assistidos com bolsas e residências estudantis administradas pela PRACE, com coeficiente de rendimento semestral inferior a 5.0 (cinco), mas também é facultativo para os demais estudantes da UFOP. 

A PRACE também oferece o Programa Psicologia de Portas Abertas, um espaço de escuta e acolhimento psicoterapêutico a alunos e servidores da UFOP. Para agendar o primeiro atendimento, os interessados devem enviar um e-mail para portasabertas@saude.ufop.br.

Ainda nesta semana, outros workshops com os temas “Estratégias de Apresentação em Público”, “Gestão e Organização do Tempo”, “Estratégias de Estudos no Ensino Superior”, “Pesquisa Científica: como acessar a base de dados da CAPES” e “Planejamento Financeiro” acontecerão em todos os campi. Os interessados podem se inscrever 15 minutos antes do início de cada workshop. Acesse horários e locais.

Veja também

27 Março 2024

O Diretório Central dos Estudantes (DCE) e a Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (Prace) organizam a distribuição de canecas...

Leia mais

8 Março 2024

Estão disponíveis os editais do primeiro semestre de 2024 para seleção de estudantes para as moradias universitárias. Os editais trazem...

Leia mais

29 Fevereiro 2024

O Programa Bolsa Permanência MEC - Indígenas e Quilombolas recebe, a partir deste ano, inscrições em fluxo contínuo. Ou seja,...

Leia mais

28 Fevereiro 2024

edital_de_auxilio_a_eventos_-_destaque.png O edital traz informações sobre a concessão de auxílio financeiro para estudantes de graduação participarem de eventos acadêmico-científicos, esportivos...

Leia mais