skip to content

Ex-aluna participa de livro sobre as periferias de São Paulo

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
A ex-aluna da UFOP Denise Bergamo da Rosa participou da produção do livro intitulado "Agenda propositiva das periferias", resultado de uma pesquisa realizada em 2019 pelo Centro de Estudos Periféricos (CEP), vinculado à Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), em parceria com a Fundação Rosa Luxemburgo. O trabalho foi realizado por 32 pessoas de diferentes formações acadêmicas em diferentes espaços periféricos da cidade de São Paulo, com o objetivo de elaborar proposições para as problemáticas do espaço periférico da cidade.
 
A equipe foi dividida em dez eixos temáticos: cultura; gênero; habitação; participação popular; transporte; educação; genocídio, violência e racismo; infâncias; saúde e trabalho. Para cada eixo foi feito um levantamento bibliográfico e foram realizadas entrevistas com distintos agentes periféricos, a fim de delinear as problemáticas do espaço e desenvolver proposições para cada uma elas.
 
Denise, que é graduada em Serviço Social pela Universidade, integrou o eixo "Participação Popular", fazendo um levantamento dos movimentos sociais/políticos já existentes nos bairros do distrito de Capão Redondo. O objetivo era formular duas propostas: a reconstrução de laços sociais nas quebradas e a construção do comum em comum. "A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão que o curso trouxe para minha formação me capacitou e qualificou para os processos de investigação científica, capacitação e qualificação cruciais para executar a pesquisa que resultou nesta publicação em livro", afirma a pesquisadora.
 
O livro deve ser publicado entre maio e junho.

Veja também

6 Janeiro 2021

19667_capa_do_livro_impressoes_sobre_a_pandemia_andreia_donadon_leal.jpg Reprodução Formada em Letras na UFOP, a ex-aluna Andreia Donadon Leal, membro da Academia Marianense de Letras e escritora...

Leia mais