skip to content

Premiação do concurso de redação em João Monlevade ressalta importância da integração com comunidades

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Lívia Ferreira
O evento foi marcado por discursos sobre a importância do estreitamento dos laços entre a Universidade e a comunidade, sobre o papel social da UFOP e sobre o futuro da educação. 

A mesa de abertura foi composta pela reitora Cláudia Marliére; pelo pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, Eleonardo Lucas; pelo diretor do Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas (Icea), Thiago de Oliveira; pelo presidente da Comissão dos 50 anos, Flávio Andrade; e pelo professor do Departamento de Letras Rodrigo Machado. Também estiveram presentes representantes das escolas que participaram do concurso.

O objetivo do evento não foi apenas premiar os autores das redações selecionadas, mas também levantar a discussão sobre a importância da relação entre a universidade e a sociedade. "A integração da universidade com a sociedade é extremamente relevante, pois a sociedade precisa ter consciência de que esse patrimônio também é dela e que eles nos ajudaram a criá-lo e sustentá-lo. É necessário estreitar os laços", afirma.
 

09501_foto14_6474130535127109826.jpg

Lívia Ferreira
Integrantes da mesa de abertura ressaltam a relação da universidade com a comunidade
 
Os presentes na mesa também destacaram a importância desse tipo de ação para reafirmar a importância da área de Linguagens. "Ainda há pouca valorização desse tipo de produção. O professor de português faz um trabalho árduo para que essa área seja mais valorizada", declarou a professora da disciplina Claudete Couto, do Centro Educacional Roberto Porto.

Os autores das 20 redações selecionadas subiram ao palco para receber os certificados. O primeiro lugar do prêmio ficou com o aluno do Colégio Kennedy, Artur Starling, que agradeceu a oportunidade e comentou sobre sua paixão pela escrita. O estudante também parabenizou a UFOP pela iniciativa: "quando a universidade traz a comunidade para participar ativamente, é uma forma de dizer que a universidade está ali e que a comunidade pode fazer parte dela. Eu nunca tinha vindo ao Icea, e esse concurso me proporcionou conhecer o campus". 

Como diretor do Icea, Thiago de Oliveira ressaltou a importância desse tipo de ação e aproveitou para reafirmar que o campus é aberto e a Universidade é um bem de todos. 
 
Veja as fotos do evento. 

Veja também

27 Agosto 2019

Na quarta-feira (21), a Universidade Federal de Ouro Preto, em celebração solene do seu cinquentenário, outorgou títulos honoríficos às pessoas...

Leia mais

3 Setembro 2019

Estudantes do 9º ano de 63 escolas públicas e particulares de Ouro Preto, Mariana e João Monlevade participam do concurso,...

Leia mais

1 Novembro 2019

As 269 redações, assinadas por pseudônimos, são de 24 escolas dos três municípios onde a UFOP possui campus universitário. Os...

Leia mais

6 Novembro 2019

A partir de um convite da Comissão de Comemoração dos 50 anos da UFOP, estudantes do sétimo período do curso...

Leia mais