Pré-simpósio de Psicanálise e Educação

16/04/2024 - 14:00 até 17:00
O Pré-Simpósio de Psicanálise e Educação do Lepsi-Minas debaterá, em uma roda de conversa, assuntos ligados à psicanálise, política, educação e decolonialidade. Este último tema torna-se cada vez mais recorrente em discussões de diversos campos do conhecimento, na problematização das relações de poder e saberes construídos sob uma perspectiva colonial.

O evento coordenado pela professora do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Margareth Diniz, é uma ação que antecede o IV Simpósio de Psicanálise e Educação de Minas Gerais, organizado pelo Laboratório de Psicanálise, Educação e Infâncias (Lepsi-Minas), uma parceria da UFOP e UFMG.

Entre os convidados para a roda de conversa estão os professores Thamy Ayouche, da Universitè Paris-Citè, e Marcelo Ricardo Pereira, do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMG.

O pré-simpósio contará, ainda, com a presença de Mirella Regina Lino de Sant'Ana, da Comissão dos Atingidos por Barragem de Fundão, e das psicólogas Adelina Malvina Barbosa e Ludmilla Camilloto, ambas doutorandas do PPGE, que investigam temáticas relacionadas à branquitude/negritude no campo da psicanálise e da educação.

Será exibido também o curta-metragem "Em Chão Líquido", dirigido por Vitor Gomes.

Sala G20 do Instituto de Ciências Humanas e Sociais - ICHS