Mesa Redonda "O tempo, a música e a noite"

20/09/2018 - 18:00 até 21:00

A coordenação do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFOP convida a todos os alunos da Universidade para a mesa-redonda "O tempo, a música e a noite".

Estão confirmadas as presenças dos professores Clóvis Salgado Gontijo, da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE); Rainer Câmara Patriota, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); e Ricardo Miranda Nachmanowicz, da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

No evento, o professor Clóvis Gontijo também lançará seu livro "Ressonâncias Noturnas: do indizível ao inefável". Clóvis é bacharel em música e em filosofia e desenvolve pesquisas na área da filosofia da música.

SINOPSE — Ao longo da história da arte ocidental, inúmeros artistas têm elegido a noite como motivo ou cenário para suas obras. Tal escolha contraria, à primeira vista, uma compreensão bastante difundida também no Ocidente, seja pela via da filosofia clássica, seja pela via da tradição judaico-cristã, na qual a noite e o obscuro aparecem como imagens do indeterminado, do vazio e do não-ser. Assim, a aceitação da esterilidade noturna traz consigo um paradoxo estético: como uma realidade que nada ou quase nada oferece à sensibilidade inspiraria uma obra a ser fruída justamente pelos sentidos? É esse paradoxo que impulsiona o volume.

As inscrições podem ser realizadas pelo e-mail posfilosofia@ufop.edu.br ou na secretaria do programa. Haverá emissão de certificado para os participantes.

Sala 12 do IFAC (Rua Coronel Alves, 55, Centro)