I Semana de Estudos em Educação na UFOP

10/09/2019 - 08:00 até 12/09/2019 - 22:00

Organizada pelo Colegiado de Pedagogia, pelo Centro Acadêmico de Pedagogia, pelo Departamento de Educação (Deedu) e pela Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), a I Semana de Estudos em Educação terá como tema "O lugar da educação na construção de uma sociedade democrática".

O evento, que acontece entre 10 e 12 de setembro, é aberto a toda a comunidade acadêmica e marianense. Nele, os participantes discutirão, por meio de mesas redondas, minicursos e sessões de trabalho, sobre a realidade brasileira atual e o lugar que a educação ocupa na sociedade.

Os minicursos do primeiro dia de evento, realizados das 14h às 17h no prédio do Reuni, serão "O uso de filmes nas práticas e metodologias do Ensino de História", "Pensando o Ensino de História para o Ensino Fundamental em tempos de silenciamento da memória dos excluídos", "Como preencher o currículo LATTES" e "A pesquisa etnográfica no campo da educação: possibilidades e desafios".

Ainda no dia 10 de setembro, das 19h às 22h no Auditório da Biblioteca, o professor Mário Lisboa Theodoro (UnB) ministrará a conferência de abertura "Políticas de Inclusão: Qual é o lugar de educação na construção de uma sociedade democrática?".

Na quarta feira (11), as mesas de conversa começam às 9h com os temas: "Referenciais teóricos e metodológicos de pesquisas com professores" com os professores Nilzilene Imaculada Lucindo, Andressa Maris Rezende Oliveri, Hudney Alves Faria de Carvalho e Maria Cecília Pereira Soares e "Educação e diversidade: reflexões sobre práticas inovadoras", com os professores Analise de Jesus da Silva (UFMG), Cláudio Marques da Silva Neto (USP) e Elodia Lebourg (UFOP).

Os minicursos do dia 11 têm início a partir das 19h e os participantes poderão escolher entre os temas "Quando o futuro quer dizer passado: pressupostos, condicionantes, e tendências do programa Future-se"; "As contribuições da Neuro-ciência para a educação"; "Alfabetização e formação de leitores em tempos de 'nova política'" e "A escrita autobiográfica como método de implementação da Lei de nº 10.639/03".

No último dia dos estudos, dia 12, haverá apresentação de trabalhos de estudantes da UFOP, mas, também, de outras universidades como a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Universidade Federal de Viçosa (UFV) no prédio do Reuni às 14h.

A semana termina com a mesa "Políticas afirmativas de acesso e permanência da população negra, da graduação aos concursos públicos: reflexões sobre as cotas raciais", às 19h, que conta com a participação da professora Adelina Malvina Barbosa Nunes, do pedagogo e pró-reitor adjunto de Graduação, Adilson Santos, e dos professores Erisvaldo Santos e Marcelo Donizette da Silva, no Auditório G20.

Os minicursos são todos ministrados por professores da UFOP e durante os três dias terão atividades com escolas convidadas na Brinquedoteca. Confirme aqui sua participação.

Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) - Mariana