UFOP inicia acordos para a produção cinematográfica na Europa

Com o objetivo de iniciar contatos formais para a consolidação de uma parceria que visa o desenvolvimento de futuras produções cinematográficas em formato de coprodução entre Brasil e Espanha, a UFOP participou de importante reunião com a diretoria de um dos mais representativos espaços de produção audiovisual da Espanha: o Parc Audiovisual da Catalunya. A Universidade foi representada pelo professor do curso de Jornalismo da UFOP, Adriano Medeiros da Rocha, que também é cineasta.

O Parc Audiovisual da Catalunya é um grande centro de produção de cinema e TV, sediado na cidade de Terrassa, região metropolitana de Barcelona. O espaço possui quatro grandes estúdios com toda a infraestrutura profissional de luz e som necessária para abarcar até aquelas produções e equipes mais exigentes. Além desses ambientes para filmagens em interiores, o Parc dispõe de oficinas de cenografia, carpintaria, escultura, figurino, salas de maquiagem, camarins, salas de reunião, ensaios, provas de luz, restaurante próprio, hospedaria e uma grande variedade de locações externas possíveis.

Diversos longa-metragens espanhóis e internacionais já foram filmados ali, dentre eles: Grand Piano, de Eugênio Mira (Canadá), Mindscape, de Jorge Dourado (Estados Unidos), Insensibles, de Juan Carlos Medina (Espanha) e REC 2, de Jaime Balagueró (Espanha). Para Adriano Medeiros, "o Parc Audiovisual da Catalunya é um espaço formidável para a gestão audiovisual em todas as suas etapas. Já são dez anos de história. A diversidade de profissionais disponíveis de cada área ou etapa de produção audiovisual é outro importante acréscimo".

O professor da UFOP acredita que o Parc Audiovisual da Catalunya é um bom exemplo da união entre poder público e iniciativa privada no desenvolvimento de um projeto voltado para a cultura e a produção audiovisual de forma profunda e profissional. Depois de conhecer detalhadamente todo o espaço e debater os mecanismos de coprodução com a equipe gestora do Parc Audiovisual, Medeiros se mostra otimista com as novas possibilidades abertas. "Debatemos várias ideias e possibilidades, tanto do Adriano cineasta, quanto do Adriano professor e pesquisador da UFOP. Para minha felicidade e de todos aqueles companheiros da Universidade - que comigo trabalham cinema e audiovisual, ambas as vertentes encontraram abertura e apoio no Parc Audiovisual da Catalunya. Esse é só o começo", argumenta.

Desde dezembro, o professor está vivendo na cidade de Barcelona, com o intuito de desenvolver uma instância de investigação de sete meses para seu doutorado-sanduíche em Artes – Cinema, que cursa na Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais. A expectativa é que sua tese, refletindo sobre a constituição do herói no cinema brasileiro contemporâneo, seja defendida até o final de agosto deste ano.