UFOP adota Enem como forma de seleção de candidatos

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), objetiva compor a avaliação de medição de qualidade do Ensino Médio no país, auxiliar a implementação de políticas públicas, a criação de referência nacional para o aperfeiçoamento dos currículos do ensino médio e o desenvolvimento de estados e indicadores sobre a educação brasileira, além de ser utilizado como ferramenta de seleção para ingresso ao ensino superior.

Desde 1999, a Universidade Federal de Ouro Preto tem utilizado, em seus processos seletivos para os cursos presenciais, as notas no Enem.

Em 2011, a UFOP decidiu utilizar exclusivamente a nota obtida pelo candidato no Enem. O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) também será utilizado como forma de seleção dos ingressantes nos cursos de graduação presenciais, com exceção dos cursos de Artes Cênicas e de Música, que utilizam a pontuação do Enem como primeira etapa, e provas de aptidão específica como segunda etapa.
 Os cursos a distância utilizam a nota do Enem, mas não a plataforma do SiSU.

As inscrições para o Enem 2011 encerram-se no dia 10 de junho e as provas acontecerão nos dias 22 e 23 de outubro de 2011.

Para inscrição aos cursos com ingresso em agosto de 2011, o interessado deverá acessar o portal do SiSU (
www.sisu.mec.gov.br), entre os dias 15 e 19 de junho.

Para ingresso em 2012, o candidato poderá utilizar as notas obtidas no Enem 2010 e Enem 2011.