Ir para o conteúdo

Consulte vagas e cursos oferecidos pela UFOP no 1º semestre de 2017

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Antonio Laia

A UFOP oferece vagas para ingresso em cursos presenciais de Graduação por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que utiliza os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para a classificação dos candidatos. Com 46 cursos presencias e 1.253 vagas ofertadas através do SiSU para ingresso no 1º semestre de 2017, a Universidade possui cursos de Bacharelado e Licenciatura distribuídos nos campi situados nas cidades de Ouro Preto, Mariana e João Monlevade. 

Os interessados em ingressar na UFOP podem consultar cursos e vagas oferecidos pela instituição para o 1º semestre de 2017, acessando o Termo de Adesão da universidade ao SiSU. 

Mudanças no SISU - Em uma portaria publicada na última quinta (5), o Ministério da Educação (MEC) divulgou a Portaria Normativa nº 2/2017, que permite flexibilidade na utilização das notas do Enem pelas instituições públicas de educação superior que adotam SiSU para o preenchimento de vagas em cursos de graduação. Com a aplicação dessa norma, as instituições podem ampliar as opções de peso e de notas mínimas referentes as provas do exame nacional para a seleção dos candidatos. 

Nas outras edições, cada instituição tinha autonomia para definir o peso e a nota mínima de cada prova do Enem para calcular a nota final do SiSU. Com a nova norma, a Universidade poderá continuar seguindo esse critério e também definir uma média mínima das provas para selecionar os candidatos. As instituições também podem realizar uma combinação das duas possibilidades e usar a nota mínima por prova e também a média obtida com a soma dessas notas para realizar a seleção dos candidatos. Com essa nova medida, estudantes com desempenho inferior em alguma prova, mas que apresentam uma média considerada adequada pela Instituição de ensino podem ser beneficiados e ainda terem a chance de serem aprovados no processo seletivo.

Porém, a publicação da Portaria Normativa do MEC nº 2/2017 não interferirá no processo seletivo de 2017 da Universidade, uma vez que a UFOP ainda não adota um sistema de nota mínima para ingresso nos cursos presenciais de graduação.

Cursos não oferecidos no SiSU - o edital para processo seletivo do curso de licenciatura em Música, não oferecido pelo SiSU, para o 1º semestre de 2017, será publicado até o final deste mês. O curso de Música oferece 25 vagas anualmente, sempre no 1º semestre letivo. O início das aulas será no dia 02/05.

Confira mais sobre os cursos oferecidos na UFOP. 

Veja também

18 Março 2024

Já está disponível o Edital Prograd nº 21/2024, referente a terceira chamada para matrículas dos cursos com entrada no 1º...

Leia mais

7 Março 2024

Já está disponível o Edital Prograd nº 18/2024 , referente à segunda chamada para matrículas dos cursos com entrada no...

Leia mais

23 Fevereiro 2024

sisu_2024-1_-_destaque.png Confira a lista de espera . A lista relaciona os candidatos que se inscreveram no SiSU e aguardam vaga...

Leia mais

21 Fevereiro 2024

Em atendimento a uma orientação do Ministério da Educação (MEC), a divulgação do resultado da lista de espera do SiSU/UFOP...

Leia mais