skip to content

Consulte vagas e cursos oferecidos pela UFOP no 1º semestre de 2017

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Antonio Laia

A UFOP oferece vagas para ingresso em cursos presenciais de Graduação por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que utiliza os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para a classificação dos candidatos. Com 46 cursos presencias e 1.253 vagas ofertadas através do SiSU para ingresso no 1º semestre de 2017, a Universidade possui cursos de Bacharelado e Licenciatura distribuídos nos campi situados nas cidades de Ouro Preto, Mariana e João Monlevade. 

Os interessados em ingressar na UFOP podem consultar cursos e vagas oferecidos pela instituição para o 1º semestre de 2017, acessando o Termo de Adesão da universidade ao SiSU. 

Mudanças no SISU - Em uma portaria publicada na última quinta (5), o Ministério da Educação (MEC) divulgou a Portaria Normativa nº 2/2017, que permite flexibilidade na utilização das notas do Enem pelas instituições públicas de educação superior que adotam SiSU para o preenchimento de vagas em cursos de graduação. Com a aplicação dessa norma, as instituições podem ampliar as opções de peso e de notas mínimas referentes as provas do exame nacional para a seleção dos candidatos. 

Nas outras edições, cada instituição tinha autonomia para definir o peso e a nota mínima de cada prova do Enem para calcular a nota final do SiSU. Com a nova norma, a Universidade poderá continuar seguindo esse critério e também definir uma média mínima das provas para selecionar os candidatos. As instituições também podem realizar uma combinação das duas possibilidades e usar a nota mínima por prova e também a média obtida com a soma dessas notas para realizar a seleção dos candidatos. Com essa nova medida, estudantes com desempenho inferior em alguma prova, mas que apresentam uma média considerada adequada pela Instituição de ensino podem ser beneficiados e ainda terem a chance de serem aprovados no processo seletivo.

Porém, a publicação da Portaria Normativa do MEC nº 2/2017 não interferirá no processo seletivo de 2017 da Universidade, uma vez que a UFOP ainda não adota um sistema de nota mínima para ingresso nos cursos presenciais de graduação.

Cursos não oferecidos no SiSU - o edital para processo seletivo do curso de licenciatura em Música, não oferecido pelo SiSU, para o 1º semestre de 2017, será publicado até o final deste mês. O curso de Música oferece 25 vagas anualmente, sempre no 1º semestre letivo. O início das aulas será no dia 02/05.

Confira mais sobre os cursos oferecidos na UFOP. 

Veja também

19 Fevereiro 2018

Confira aqui. Hoje (19) e amanhã (20), os candidatos convocados devem fazer a matrícula online. A confirmação presencial, que deverá...

Leia mais

9 Fevereiro 2018

Divulgada a Lista de Espera para os inscritos no SiSU que manifestaram interesse em um dos cursos da Universidade Federal...

Leia mais

26 Janeiro 2018

icea.jpg Daniel Tulher Instituto de Ciências Exatas Aplicadas (ICEA), em João Monlevade Quem quer uma vaga em um curso presencial...

Leia mais

25 Janeiro 2018

As inscrições para os cursos presenciais da UFOP estão abertas até sexta (26) pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Até...

Leia mais