skip to content

Solenidade marca posse de nova reitora e vice-reitor

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Monique Torquetti

A cerimônia oficial de transição dos cargos aconteceu na quarta (22), no Centro de Artes e Convenções da UFOP. A reitora Cláudia Aparecida Marliére de Lima, o vice-reitor Hermínio Arias Nalini Júnior e o novos pró-reitores assumiram a gestão para o período de 2017 a 2021.

Participaram da solenidade o ex-reitor, Marcone Jamilson Freitas Souza, a ex-vice-reitora, Célia Maria Fernandes Nunes, o secretário estadual de Cultura, Ângelo Oswaldo de Araújo, o secretário estadual de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania, Nilmário Miranda, os prefeitos das cidades de Ouro Preto e Mariana, Júlio Pimenta e Duarte Júnior, o Arcebispo de Mariana, Dom Geraldo Lyrio Rocha, além de outras autoridades, diretores das unidades acadêmicas, representantes dos docentes, dos técnico-administrativos e do Diretório Central dos Estudantes (DCE).

posse_2.jpg

Monique Torquetti
Cerimônia de posse da professora Cláudia Marliére

A reitora Cláudia Marliére destacou a responsabilidade de ser a primeira mulher a ocupar a reitoria da Universidade. "Por ser mulher, eu tenho alguns compromissos que são muito importantes e o principal deles é tornar a UFOP mais inclusiva. Sei das cobranças, mas estou preparada para assumir esse papel", declara. A reitora assinalou ainda os critérios de seleção de sua equipe, afirmando que as "as habilidades e as ações promovidas por eles foram importantes na escolha". 

posse_3.jpg

Monique Torquetti
Cerimônia de posse

O vice-reitor Hermínio Nalini observou que já estão sendo realizadas diversas reuniões para definir as diretrizes de trabalho de cada pró-reitoria e que, durante a gestão, ele e a reitora vão dividir as funções, para que assim haja a participação de ambos em todos os setores da Universidade. "Vamos valorizar as afinidades de cada um, buscando trabalhar de maneira complementar", acrescentou. 

Planejamento e desenvolvimento - Antes da posse, a reitora e o vice-reitor receberam a imprensa local para falar das expectativas e perspectivas para os próximos quatro anos. Também participante da coletiva que antecedeu a solenidade de posse, o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, Francisco Horácio Pereira de Oliveira, ressaltou que um dos maiores desafios da gestão será lidar com o orçamento reduzido. "Vamos trabalhar com muita dedicação, buscando otimizar nossas ações e também estabelecer novas fontes de receitas, ou seja, buscar novos parceiros no setor público", informou. Ele acrescentou que a grande missão da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (Proplad) é manter as atividades de ensino, pesquisa e extensão com qualidade e em constante aprimoramento. 

 

Veja mais fotos da solenidade no link.  

Ouça a entrevista que a Rádio UFOP fez com a reitora Cláudia Marliére:

A TV UFOP também cobriu o evento:

 

 

 

Veja também

23 Fevereiro 2016

Em virtude dos atos de violência cometidos contra três alunas da UFOP, em uma de suas repúblicas, no último fim...

Leia mais

9 Março 2016

Diante da possibilidade de cortes no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), e até mesmo de sua...

Leia mais

3 Maio 2016

O presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão desta Universidade, reitor Marcone Jamilson Freitas Souza, convoca para a 356ª...

Leia mais

20 Junho 2016

Devido a uma interrupção de energia feita pela CEMIG, nesta terça (21), a Reitoria de UFOP vai funcionar das 13h...

Leia mais