skip to content

Aluno da pós em Ciência da Computação ganha prêmio de melhor trabalho em evento internacional

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
NPG
O aluno Felipe Novaes Caldas, orientado pelo professor Alexandre Xavier Martins, do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC), foi o vencedor na categoria Best Paper Award, da área Artificial Intelligence and Decision Support Systems, da edição 2018 da 20th International Conference on Enterprise Information Systems (ICEIS). O evento foi realizado de 21 a 24 de março de 2018, em Funchal, na Ilha da Madeira, Portugal.
 
Com o título Proposed Solutions to the Tripper Car Positioning Problem, o trabalho propõe novas metodologias para a resolução do problema de movimentação e posicionamento de carros tripper, equipamentos que integram o processo de mineração em uma indústria mineradora. 
 
Na indústria mineradora, onde foi realizado o estudo de caso, a operação dos carros  tripper é feita manualmente por um operador por meio de observação direta do processo e atuação local, porém o operador não consegue avaliar todo o processo, o que pode causar pausas na produção e a falta de minério.
 
A metodologia consistiu em desenvolver uma programação matemática para otimizar a movimentação do carro tripper a fim de impedir que os silos, reservatórios de minério, fiquem vazios durante o processo. Além disso, foram desenvolvidas também duas estratégias de solução: uma baseada em programação dinâmica e a outra em programação linear inteira mista.
 
Felipe disse que o prêmio "foi definitivamente uma surpresa agradável e inesperada. Apesar de ter desenvolvido um trabalho bem fundamentado e original, não esperava ser contemplado naquela ocasião como melhor artigo. Afinal, havia ali muitos trabalhos excelentes de todos os lugares do mundo".
 
Segundo o professor Alexandre, o estudo é relevante para a "formação de mão de obra qualificada na área de estudo (Pesquisa Operacional - Otimização). Além disso, o trabalho é aplicado num problema real de uma grande empresa, o que mostra o poder das ferramentas utilizadas e também a capacidade das universidades de resolverem problemas complexos e reais".
 
No mesmo evento, também foram finalistas em premiações concedidas a estudantes (Best Student Paper Award) os mestrandos Roberto Dias Aquino, orientado pelo professor Marcone Jamilson Freitas Souza, com o trabalho A Variable Neighborhood Search Algorithm for the Long-Term Preventive Maintenance Scheduling Problem, finalista na área Artificial Intelligence and Decision Support Systems, e Maurício da Silva, orientado pelo professor Ricardo Rabelo, com o trabalho Temporal Evolution of Vehicular Network Simulators: Challenges and Perspectives, finalista na área Software Agents and Internet Computing.

Veja também

11 Janeiro 2016

O Programa de Pós-graduação em Economia Aplicada da UFOP, aprovado pela CAPES, possui quatro linhas de pesquisa nas área de...

Leia mais

13 Janeiro 2016

Estão abertas as inscrições para matrícula de alunos especiais em disciplinas isoladas do Programa de Pós-Graduação: Mestrado Profissional em Ensino...

Leia mais

18 Janeiro 2016

O Edital referente ao processo seletivo para o preenchimento de cinco vagas destinadas a profissionais da saúde, para ingressar na...

Leia mais

15 Fevereiro 2016

A coordenação do PPG em Estética e Filosofia da Arte divulga o calendário das inscrições para disciplina isolada. As inscrições...

Leia mais