Ir para o conteúdo

Pesquisadoras da UFOP publicam livro sobre segurança alimentar e nutricional na pandemia de Covid-19

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Divulgação
Estudo da Segurança Alimentar e Nutricional na Pandemia de Covid-19 (ESANP)
"Estudo da Segurança Alimentar e Nutricional na Pandemia de Covid-19 (Esanp)" é fruto do trabalho realizado por pesquisadoras do Grupo de Pesquisa e Ensino em Nutrição e Saúde Coletiva (Gpensc), da Escola de Nutrição (Enut) da UFOP, que busca identificar os impactos do coronavírus na segurança alimentar e nutricional das famílias dos alunos da rede pública municipal de ensino das cidades de Mariana e Ouro Preto.
 
O estudo foi iniciado logo após a suspensão das aulas devido à pandemia, em março de 2020, e desenvolvido a partir do acompanhamento e monitoramento constante dos participantes. A cada nove meses, a equipe responsável entrava em contato para entender possíveis mudanças na situação alimentar das famílias. 
 
Ao longo do livro, são pontuadas algumas questões relacionadas à alimentação saudável, com uma apresentação dos alimentos típicos da região, que são base para as refeições preparadas e compõem a identidade culinária dos municípios.
 
Segundo a professora do Departamento de Nutrição Clínica e Social (Dencs) e uma das supervisoras gerais do trabalho, Raquel de Deus Mendonça, "os materiais são uma forma de retorno à sociedade bem como de agradecimento por possibilitar a realização de uma pesquisa de qualidade". Ela ainda destaca que o importante é que a publicação seja mais uma ferramenta de promoção da alimentação adequada e saudável.
 
A iniciativa foi desenvolvida em parceria com as Secretarias Municipais de Educação, Saúde e Assistência Social dos municípios de Mariana e Ouro Preto e também contou com a participação de voluntários.
 
Para conhecer mais detalhes, acesse gratuitamente o material completo

 

Veja também

24 Abril 2024

A obra, intitulada de “O homem handebol” ,de autoria do professor titular aposentado da Escola de Educação Física da UFOP,...

Leia mais

23 Abril 2024

O aluno Unaê Antunes Tupinambás, graduando no curso de Sistemas de Informação da UFOP, teve seu trabalho selecionado para o...

Leia mais

15 Abril 2024

O prazo vai até 30 de abril. Os interessados devem verificar as diretrizes para submissão no site da revista. A...

Leia mais

12 Abril 2024

O Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto foi palco da 9ª edição da Escola Regional...

Leia mais