Ir para o conteúdo

Alunos recebem prêmio após idealizarem aplicativo que prevê a redução da taxa de desperdício de alimentos

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Os alunos Ana Carolina Brandão, do curso Sistemas de Informação, e Luiz Eduardo de Freitas Xavier, de Medicina, ambos da UFOP, foram os ganhadores do concurso nacional "App Challenge 2016 - Seu app pode mudar o mundo". O concurso foi promovido pela start-up Mucca e tem como objetivos principais: fomentar no ambiente acadêmico a reflexão e o debate sobre os problemas atuais que permeiam a sociedade, estimular o surgimento de ideias e soluções que beneficiem toda a comunidade, utilizar a tecnologia como ferramenta para o desenvolvimento social e incentivar o espírito de inovação no público universitário.  
 
Os alunos explicam que o aplicativo Belagro foi idealizado em um contexto marcado por elevadas taxas de desperdício e oferta alimentar mal distribuída. Nesse sentido, elaborar estratégias que facilitem o consumo racional de alimentos e a sua melhor distribuição é de extrema importância. A proposta do aplicativo é estabelecer um comércio para produtos agrícolas cuja venda é prejudicada por deformações estéticas, levando o produto ao seu descarte, embora esse alimento mantenha suas propriedades nutricionais e gustativas. Propõe um comércio entre agricultores familiares e instituições como asilos, hospitais, creches e escolas para que esses produtos sejam comercializados a um preço acessível, facilitando a oferta de alimentos, reduzindo as taxas de desperdício e fortalecendo o pequeno agricultor. 

Segundo a aluna Ana Carolina, os dois estudantes se conheceram antes de entrar na universidade e sempre valorizaram a interdisciplinaridade na construção do conhecimento e, por isso, consideram que reunir duas áreas tão diferentes só enriqueceria o projeto. 

Por causa da graduação em Medicina, Luiz deu uma contribuição maior na área da saúde, uma vez que conhecia um pouco das demandas no que se refere à alimentação e sua importância em um contexto de desperdício. Já Ana Carolina está inserida na área de tecnologia, o que segundo ela, é essencial para colocar a ideia do aplicativo em prática e torná-lo eficaz e interessante. 

"Estamos muito felizes pelo primeiro lugar e por poder representar a UFOP", comemoram Ana Carolina e Luiz Eduardo. 
 
As informações do concurso, bem como a divulgação do resultado podem ser acessadas no site do concurso
 
Saiba como foram as etapas do concurso aqui