Ir para o conteúdo

Mídia NINJA na UFOP

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Thiago Barcelos

A mesa "Jornalismo e Ação - Narrativas Independentes na Atualidade", realizada na última terça (18), no Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas (ICSA), debateu a visibilidade dos veículos de comunicação alternativos. O debate contou com a presença de integrantes da Mídia NINJA (Narrativas Independentes, Jornalismo e Ação), os jornalistas Rafaella Souza e Gabriel Ruiz. 

Segundo Ruiz, a Mídia NINJA fortaleceu-se em fevereiro de 2013, "devido a uma crise de representatividade com relação à informação na época das manifestações contra o aumento das passagens de ônibus", relata. O jornalista ressalta a contranarrativa realizada pela Mídia NINJA frente aos veículos da grande mídia: "as pessoas chegavam das manifestações, assistiam à televisão, mas não viam exatamente o que tinha ocorrido. Por isso, elas começaram a procurar canais alternativos que as representassem". 

Ainda de acordo com Ruiz, a Mídia NINJA busca praticar o jornalismo participativo, em que o próprio usuário é produtor do conteúdo, destacando o termo "massas de mídia" em contraponto à "mídia de massa" (grande mídia). 

Ao final do debate, Rafaella levantou a situação do rompimento das barragens da Samarco que, há seis meses, destruiu o distrito de Bento Rodrigues, atingiu o município de Barra Longa e causou uma catástrofe socioambiental no Rio Doce. O objetivo de criar o núcleo "NINJA Mariana" para que os estudantes de Jornalismo da UFOP possam colaborar para a cobertura dos desdobramentos da tragédia. 

O principal canal de comunicação da Mídia NINJA é o Facebook. Para se tornar um NINJA, inscreva-se no site