Ir para o conteúdo

Livros são lançados no encerramento do CBEU

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Íris Jesus

No último dia do Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (CBEU), foram lançados dois livros com a participação dos autores, que assinaram dedicatórias aos participantes.

Um dos livros, a obra "O espaço e os construtores de Mariana (século XVIII)", é de autoria do professor Carlos Alberto Pereira, do Departamento de Engenharia de Minas da UFOP, em conjunto com três ex-alunos da instituição. O livro é um dos produtos do projeto de extensão “Pesquisa, educação e restauração da Cantaria em Ouro Preto”, coordenado pelo professor, que pesquisa as atividades de Cantaria, o trabalho na pedra, em Minas Gerais. 

03332_img_9938_2857544999102800728.jpg

Íris Jesus
Um dos livros lançados no CBEU é fruto de um projeto desenvolvido há 15 anos por professor da Engenharia de Minas.


"O projeto foi iniciado em 2000, muito com objetivo da educação patrimonial e a manutenção do patrimônio pétreo de Ouro Preto. Depois vimos que precisávamos de outras coisas, que só valia a pena manter essa questão de educação patrimonial se as pessoas vissem o sentido daquilo, que não fazia sentido restaurar apenas por restaurar. Então começamos a trabalhar com a comunidade", conta o professor Carlos Alberto, que ainda ressalta que grande parte dos colaboradores e todos os outros autores do livro são ex-alunos do projeto.

Um desses autores, Fabrício Luiz Pereira, graduado e mestre em História na UFOP, fala sobre a mistura de conhecimentos do projeto de extensão que levou ao livro. "O livro nasceu de uma ideia antiga do projeto Cantaria. A extensão não caminha sem a parte da pesquisa, e o professor Carlos Alberto, desde o início, trouxe para o projeto os alunos de História e de outros cursos, como Letras e Turismo, pensando em fazer um projeto ligado à conservação patrimonial que envolvesse diversas áreas. A grande questão do projeto é a interdisciplinaridade. Por exemplo, quando o pessoal da Engenharia de Minas começa a trabalhar com restauração de uma rocha, nós da História damos um suporte histórico sobre aquele monumento, quem construiu, por que foi construído, em que momento foi construído, é um trabalho em equipe a todo o momento."

Sobre lançar seu primeiro livro, Fabrício diz estar feliz de poder fazê-lo na UFOP. "Eu já participei do CBEU há alguns anos como aluno, e agora sou ex-aluno da casa. E fico muito feliz com a valorização da extensão, que possibilita o ensino, a pesquisa e o contato com a comunidade, que muitas vezes é deixado em segundo plano."

O livro também conta com a colaboração de professores dos cursos de História e Arquitetura, além de reunir textos de ex-alunos do projeto. O projeto Cantaria já acumula diversos artigos publicados e participações em congressos nacionais e internacionais em seus 16 anos. Durante o CBEU, também foram expostas fotos do projeto no saguão da Escola de Minas, leia mais aqui.

MILAGRES BORDADOS - Outro livro lançado no CBEU foi a obra "Milagres Bordados", da professora Tereza Barreto, da UNICAMP. Ela, que lança seu primeiro livro autoral, ministra workshops de Motivação e Bordado e já trabalhou com diversos projetos de extensão universitária envolvendo o bordado.

"A produção do livro começou em setembro de 2013, quando começamos um projeto chamado Oficinas Motivacionais de Bordado. Eu criei uma dinâmica, a partir da qual as pessoas aprendiam a bordar 12 pontos de bordado em uma bola. A primeira oficina tinha três pessoas, a segunda já tinha nove. Chegamos a um público de 80 pessoas querendo participar da dinâmica." A professora levou sua iniciativa ao Memorial da América Latina, além de outros 10 estados brasileiros.

Apesar do foco no bordado, Tereza afirma que as oficinas iam muito além. "Na verdade é uma roda de conversa, aonde a gente bordava." A professora conta que muitos dos participantes eram da universidade e buscavam diminuir os níveis de stress. 

"O livro é um diário de bordo", afirma Tereza. Nele, ela conta desde a primeira oficina, todas as experiências e viagens com o projeto. "Sou uma contadora de histórias", ela diz, lembrando que há também páginas com histórias contadas diretamente por participantes da oficina.