skip to content

UFOP entre as 50 melhores da América Latina

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Túlio dos Santos
Com: 
Bárbara Torisu

O ranking Times Higher Education (THE), que organiza a lista das melhores universidades da América Latina, colocou a UFOP entre as 50 melhores, depois de avaliar, de forma mais individualizada, critérios relativos ao ensino, à pesquisa, à didática, assim como a perspectiva da internacionalização. Para o reitor Marcone Jamílson Freitas Souza, "essa classificação é um reconhecimento da qualidade de nossos cursos, e, também um impulso para melhorar ainda mais a visibilidade internacional da Instituição".


O Pro-reitor de graduação, professor Marcílio Freitas, também comemora esta classificação. Segundo ele, o resultado "reflete o esforço da instituição na melhoria dos indicadores de qualidade nas cinco áreas avaliadas e impõe a manutenção de uma política de constante melhoria institucional".

Na UFOP, os níveis de formação se estabelecem na Graduação, Pós-Graduação e na Extensão. Na graduação, a Instituição está entre as melhores do país, ocupando a 22ª posição entre as 231 Instituições de Ensino Superior, registrando também bom desempenho na pós-graduação, ocupando o 34º, de acordo dados do Instituto Nacional e Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgados em 2016.

Multicampi - A Universidade está inserida na mesorregião de Belo Horizonte, se estendendo até João Monlevade e na microrregião de Ouro Preto, que abrange as cidades de Itabirito, Ouro Preto, Mariana, Diogo de Vasconcelos e Acaiaca. 

icea_monlevade.jpg

Thiago Barcelos
Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas - Campus João Monlevade

Em Ouro Preto, Mariana e João Monlevade mantém seus campi abarcando todas as áreas do conhecimento, em uma estrutura que comporta 150 salas de aula e 140 laboratórios. Com 948 professores e 806 técnico-administrativos, oferece 51 cursos de graduação - cinco na educação a distância -, 13 doutorados, 27 mestrados e 20 especializações lato sensu.

Quanto ao corpo discente, são 12.300 alunos de Graduação, estando 1.408 matriculados na modalidade a distância. Na pós-graduação, são 354 matrículas em programas de doutorado, 1.212 de mestrado e 3.485 em especializações (presencial e a distância).

ichs.jpg

Paula Bamberg
Instituto de Ciências Humanas e Sociais - Campus Mariana

icsa.jpg

Amanda Sereno
Instituto de Ciências Sociais Aplicadas - Campus Mariana

 

Internacionalização - Presente no ambiente acadêmico e cultural,  a internacionalização se desenvolve institucionalmente como meio para melhorar a produção do conhecimento científico, tecnológico, patrimonial e ambiental.

As ações neste sentido, articuladas pela Coordenadoria de Assuntos Internacionais, têm sido materializadas por meio do estímulo à mobilidade de docentes, pesquisadores, gestores e estudantes de graduação e pós-graduação, bem como a recepção de alunos e professores estrangeiros.

Veja também

14 Junho 2018

A Comissão Eleitoral do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) divulgou, nesta quinta (14), o resultado da consulta pública...

Leia mais

12 Junho 2018

A Coordenadoria de Gestão de Pessoas (CGP) e o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) iniciaram os treinamentos do ponto...

Leia mais

11 Junho 2018

A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) entrou na classificação das melhores universidades de países emergentes de 2018. Juntamente com...

Leia mais

6 Junho 2018

Os treinamentos, que foram adiados devido à greve dos caminhoneiros, acontecem na próxima semana. Confira o calendário: Campus Morro do...

Leia mais