skip to content

Rádio UFOP recebe 20 propostas para produção de programas educativos

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Com: 
Gláucio Santos

A Rádio UFOP 106.3 FM recebeu 20 propostas de representantes da comunidade acadêmica para a produção de conteúdo educativo. Participaram do processo de seleção estudantes, professores e técnico-administrativos da UFOP, nas modalidades programetes (12) e programas ao vivo (08). 

As temáticas estão ligadas a saúde mental, doenças do sistema digestivo, cinema, estudos sobre o império romano, direito e diversidade, língua estrangeira (inglês), economia e empreendedorismo social. Foram apresentadas, ainda, feminismo, músicas e outras manifestações culturais da cidade de Ouro Preto para o público infantil; história, memória e educação patrimonial; e orientações sobre o funcionamento do Sistema Único de Saúde.  

As propostas estão em fase de análise e os resultados serão divulgados ainda em fevereiro. A equipe da rádio já realiza reuniões para a apresentação da equipe responsável pelos programas e outros esclarecimentos a respeito da candidatura e estrutura da emissora relacionados à produção radiofônica. Hoje (10), o encontro foi com os responsáveis pelas propostas de programetes de até 180 segundos e a próxima conversa será com os proponentes dos programas ao vivo de 60 minutos. A reunião será no dia 21.

Embora o edital 01/2017 amplie a possibilidade de participação de representantes da comunidade acadêmica nas produções da emissora educativa, a colaboração de professores, estudantes e técnico-administrativos é uma ação que ocorre há muitos anos. 


radio1.jpg

Gláucio Santos
A rádio recebeu 12 propostas de programetes e 8 de programas ao vivo.
PARCEIROS NA UFOP - Um dos exemplos é a produção do programa “O Choro é Livre”, que está na grade da programação desde o início da Rádio UFOP que, neste ano, completa 19 anos. São mais de 100 programas gravados apresentando e narrando a especificidade deste gênero musical. Pode ser citado ainda o “ShivaOn”, produzido pelo técnico-administrativo, Arnaldo de Almeida (PRACE), que alcançou a marca de 80 programas. Desde 2003, o conteúdo apresenta ao ouvinte a cultura e a filosofia indiana.

No “UFOP Entrevista”, o professor Antônio Marcelo Jackson Ferreira da Silva (DEETE/CEAD) recebe toda semana um convidado para conversar sobre os mais variados assuntos, sempre alternando a participação de integrantes da UFOP e da comunidade de Ouro Preto e Mariana. No ano passado, o professor produziu também “No tempo do Samba”. São 25 programas alusivos aos 100 anos deste gênero musical e que foram gentilmente cedidas para cinco emissoras de rádio educativas. 

Já foram veiculadas também produções relacionadas ao Núcleo de Estudos Afro-brasileiros, com a Rádio NEABI (DEEDU), por meio do pedagogo, Adilson dos Santos, e a discussões sobre a acessibilidade, com entrevistas sobre Áudio-Descrição, com a também pedagoga Marcilene Magalhães. 

PETS NO RÁDIO – Somam-se a estas produções os programetes ligados aos Programas de Educação Tutorial (PET) da UFOP. Professores e estudantes dos mais variados cursos produzem na Rádio UFOP conteúdos com até 3 minutos de duração. Entre eles estão Sintonia Ambiental (curso de Engenharia Ambiental), Memória da Ciência e Técnica e Minuto Astronômico (Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas), Marteladas Geológicas (Geologia) e Infonutri (Nutrição), além do Direito do Consumidor (Direito).


PRODUÇÃO LOCAL – Entre as produções realizadas diretamente pela equipe da emissora estão os programas Café Brasil, Gira Mundo, 7ª Arte e suas Projeções, com apoio técnico sistemático aos colaboradores externos, como o UFOP Entrevista, O Choro é Livre, os PETs e conteúdos similares. A cobertura jornalística, com estudantes de Jornalismo da UFOP, se pauta por eventos relacionados à Universidade e a cidades do seu entorno. Nos últimos anos, a emissora tem trabalhado também na produção de séries: Rio das Velhas, Praça Tiradentes, Carros e Colecionadores e Mídias na Educação. Destaca-se a série "Bento Rodrigues, um ano depois da tragédia", um marco da emissora no sentido da produção publico-educativa. Ouça as reportagens.

radio2.jpg

Monique Torquetti
A primeira reunião com proponentes foi realizada hoje (8).


RÁDIOS PARCEIRAS - A RÁDIO UFOP mantém diálogo constante com rádios públicas brasileiras e também no exterior para aquisição e distribuição gratuita de conteúdo educativo. O objetivo é oferecer ao ouvinte produções numa perspectiva plural e que contemple as mais variadas áreas do conhecimento. Em sua programação é possível ouvir conteúdos da Rádio Senado (Conexão Senado), Rádio França Internacional (Noticiário RFI) e dos veículos que compõe a Empresa Brasil de Comunicação (EBC/Repórter Nacional). A maior parte dos programas externos é proveniente da Rádio Cultura, de São Paulo: Raggae de Bamba, Solano Ribeiro e a nova música brasileira, Laudate Dominun, Cultura Livre, Encontro com o Maestro e Vozes. 

CONTEÚDO EDUCATIVO – A produção de conteúdo educativo na Rádio UFOP está respaldada pelo Projeto Acadêmico e de Desenvolvimento Institucional para o Sistema de Comunicação Integrada na UFOP – versão 2010. A emissora integra a Central de Comunicação Público-Educativa dentro do Sistema de Comunicação Integrada da Universidade Federal de Ouro Preto. Fundada em 21 de agosto de 1998, a Rádio UFOP 106.3 FM é uma concessão da Fundação Educativa de Rádio e TV Ouro Preto. 

Ouça a Rádio UFOP em 106.3 FM ou na internet. E acompanhe as produções no Youtube.

Contato (31) 3559-1206 – Redação/ (31) 3559 -1559 - Ao vivo/(31) 3559-1270 – Gravação. E-mail: secretaria@aci.ufop.br

Veja também

13 Dezembro 2017

O processo movido pela Arquidiocese de Mariana contra a UFOP, que culminou na sentença determinando a restituição do prédio do...

Leia mais

12 Dezembro 2017

Os conselheiros do CUNI fizeram reunião extraordinária nesta terça-feira (12), em Mariana, para discutir sobre a situação da UFOP frente...

Leia mais

11 Dezembro 2017

A reunião será nesta terça-feira (12), às 9h, em Mariana, na sala G-020 do ICHS, e terá como pauta única...

Leia mais

7 Dezembro 2017

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), em nome dos (as) sessenta e três reitores...

Leia mais