Ir para o conteúdo

Mesa em defesa da Democratização da Educação Superior celebra o Dia de luta pela Democracia Brasileira

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Reprodução
 
Em referência à data da promulgação da Constituição Federal de 1988, neste 5 de outubro foi comemorado o Dia de Luta pela Democracia Brasileira, atendendo ao chamado da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). Na UFOP a comemoração da data foi marcada por duas mesas que tematizaram a interseção entre o ambiente universitário e questões democráticas. Outras instituições também promoveram discussões na busca de reforçar os valores democráticos e refletir sobre as consequências do período da ditadura.
 
A reitora da UFOP, professora Cláudia Marliére, fez a abertura do evento, passando, na sequência, para o debate mediado pelo chefe de Gabinete da Reitoria, Élido Bonomo. O tema da mesa-redonda "Democratização da Educação Superior e Inclusão" foi apresentado pelo pró-reitor de graduação e membro do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi), Adilson Pereira dos Santos.
 
Adilson apresentou um panorama histórico da questão, desde a origem do ensino superior, citando marcos relevantes, até a consolidação de alguns avanços na educação do país, como a implementação de programas como o Prouni, Fies, a criação dos Institutos Federais (IFs), entre outros. Apresentando dados do cenário atual das instituições brasileiras, ele teceu considerações a respeito da importância de ações que auxiliam no ingresso de estudantes na universidade com base em princípios sociais. 
 
Em nome da Associação dos Docentes da UFOP (Adufop), participou do debate o professor do Departamento de Serviço Social (Desso) Rodrigo Fernandes Ribeiro. Ele fez uma defesa da democratização econômica como passo fundamental e prioritário para efetivar a democracia e inclusão de todos no ambiente universitário: técnicos, docentes e alunos.
 
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos (Assufop), Gabriel Lima de Souza, reforçou que a própria realização do evento já contribui para a efetivação da democracia. Nesse mesmo sentido, a coordenadora do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Laura Borges, acrescentou que o espaço aberto ao diálogo é fundamental para a manutenção da democracia, além de motivar a participação de todos no debate.
 
Ainda em celebração à data, acontece nesta quinta-feira (05), às 14h, com organização da Andifes, a mesa nacional "Ato de Luta pela Democracia Brasileira" no canal da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).
 
 

Veja também

23 Abril 2024

Em reunião realizada na manhã desta terça (23), o Conselho Universitário (Cuni) da UFOP votou pela suspensão dos calendários acadêmicos...

Leia mais

22 Abril 2024

Acompanhe a 372ª Reunião Ordinária do Conselho Universitário (Cuni), nesta terça-feira (23), às 8h30.

Leia mais

21 Abril 2024

É com profundo pesar que a comunidade da Universidade Federal de Ouro Preto recebe a notícia do falecimento do professor...

Leia mais

16 Abril 2024

A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) cede terreno ao município para a construção de uma Unidade Básica de Saúde...

Leia mais