skip to content

Instituto Tecnológico Vale e UFOP inauguram Parque Laboratorial no campus de Ouro Preto

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Antônio Laia
Com: 
Assessoria da Vale
A unidade é resultado de um convênio de cooperação envolvendo o ITV e a UFOP, assinado em 2013, que prevê a criação de um macro-programa de pesquisa para o melhoramento do desempenho no desenvolvimento de novas tecnologias que apoiarão a mineração do futuro. O novo edifício possui 12 salas para laboratórios, quatro salas para almoxarifados, uma sala para reuniões, uma sala de trabalho, demais estruturas para copa, banheiros, vestiários e outras para abrigar a estrutura de TI.

Para a reitora Cláudia Marliére, "esta parceria aumenta a responsabilidade da instituição pública", ao destacar a responsabilidade social deste projeto, tanto para a Universidade quanto para o ITV. Segundo ela, a iniciativa vem mostrar que a mineração "não é uma atividade apenas extrativista, mas também de pesquisa e tecnológica", acrescentando que, "com isso, a sociedade também pode e deve ter um ganho social."

O diretor da Escola de Minas, professor Issamu Endo, lembrou que a inauguração do Parque Laboratorial é uma complementação a um convênio já existente entre a UFOP e o ITV, que resultou na implantação do Mestrado Profissional em Instrumentação, Controle e Automação de Processos de Mineração (Proficam).

O professor destacou que, neste convênio, "nós temos a participação do governo, por meio do financiamento de bolsas CAPES, da Vale, que fomentou a construção desse Parque Laboratorial, e da UFOP, com o seu corpo técnico e docente". Ele disse, ainda, tratar-se de um novo modelo de Ensino, Pesquisa e Extensão, que busca "uma mineração mais sustentável e mais solidária com as demandas sociais".
 

corpo.jpg

Antônio Laia
 
FUTURO - O diretor-presidente do ITV, Luiz Mello, falou sobre a importância de pensar a mineração do futuro e o seu desenvolvimento tecnológico, considerando a criação de novas formas de extração de minério que sejam mais amigáveis para o meio ambiente e para o ser humano. Segundo ele, a inauguração desse complexo "facilita e propicia a interação entre os pesquisadores do ITV e os pesquisadores da UFOP".

Mello destacou que "é da interação dos seres humanos que você têm as novas ideias, as novas oportunidades. É um enriquecimento mútuo." Para os próximo anos, ele disse que "passos seguem a trajetória de crescimento do ITV em termos de agregação de novas linhas de pesquisa", assim como a consolidação das que se encontram em curso.

A solenidade de inauguração foi realizada na tarde desta quarta-feira (17) e contou ainda com as presenças do vice-reitor Hermínio Nalini, dos diretores Científico e Executivo do ITV, Laurindo Leal e Sandoval Carneiro, de pró-reitores e do presidente da Feop, Ricardo Rabelo, entre outros membros das comunidades acadêmica e do Instituto Tecnológico Vale.

Veja também

25 Julho 2017

O Plano de Dados Abertos ( PDA ) começa a ser implantado na Instituição. Trata-se de uma ferramenta que garante...

Leia mais

25 Julho 2017

A Secretaria de Órgãos Colegiados (SOC) receberá, até 17 de agosto, indicações de nomes e documentação de candidatos a serem...

Leia mais

19 Julho 2017

Após liberação de recursos financeiros do Governo Federal, a UFOP, por meio da Diretoria de Orçamento e Finanças (DOF), depositou...

Leia mais

14 Julho 2017

Assista ao vivo a reunião extraordinária do CEPE.

Leia mais