Ir para o conteúdo

A Difícil Democracia é discutida por Boaventura na outorga de título Honoris Causa pela UFOP

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
O jurista e professor Boaventura de Sousa Santos recebe o título de "Professor Honoris Causa" da UFOP na segunda (24), no Centro de Convenções. O evento será transmitido ao vivo pela TV UFOP nas mídias institucionais. 
A solenidade terá início às 14h30, com uma apresentação da obra de Boaventura feita pela professora da UFMG, Nilma Lino Gomes. Nilma coordenou o Ministério das Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, no governo da presidenta Dilma Rousseff e foi aluna do professor Boaventura.

Logo em seguida, ocorrerá a outorga do título de "Professor Honoris Causa", que será recebido por Boaventura de Sousa Santos pelas mãos do reitor em exercício da UFOP, professor Hermínio Arias Nalini Júnior. Após a apresentação musical da artista Tamara Franklin, ocorrerá a palestra "As Epistemologias do Sul: O que são? De onde vêm e para onde vão?".  

O conceito Epistemologias do Sul é um dos trabalhados por Boaventura em suas obras, dentre outros como Globalização, Sociologia do Direito, Democracia, Direitos Humanos, Sociologia das Ausências, Sociologia das Emergências e a Ecologia de Saberes.

Depois da palestra, o professor concede entrevista à imprensa. Haverá ainda uma sessão de autógrafos da sua recente obra "A Difícil Democracia - Reinventar As Esquerdas". 

Nos dias seguintes à outorga do título pela UFOP, Boaventura estará em Belo Horizonte, com programação na UFMG, PUC-MG e com os movimentos sociais. 
 
 
 
 
A indicação para receber o título foi feita por meio do Programa Caleidoscópio de Pesquisa e Extensão, coordenado pela professora Margareth Diniz, do Departamento de Educação do ICHS/UFOP. A distinção deve-se ao fato da trajetória de Boaventura de Sousa Santos como pesquisador na área de Ciências Humanas e Sociais prestar inestimáveis serviços à ciência. 

Os cursos de Mestrado em Educação e de Mestrado em Direito da UFOP coordenam o evento. 
 
Leia mais
 

 

Veja também

27 Março 2024

A Administração Central da Universidade Federal de Ouro Preto, diante da greve dos servidores técnico-administrativos, vem, mais uma vez, reconhecer...

Leia mais

25 Março 2024

A Administração Superior envia ofício a todas as unidades acadêmicas e departamentos com informações acerca dos procedimentos que devem ser...

Leia mais

25 Março 2024

um_passo_a_mais_2024-1_-_destaque.png Com o início do semestre letivo 2024/1, enfatizamos o começo de um novo período acadêmico e ainda um marco...

Leia mais

18 Março 2024

Em cerimônia realizada no Centro de Artes e Convenções na última sexta (15), a Ouvidoria Feminina da UFOP recebeu a...

Leia mais