Festival de Inverno 2008 é lançado oficialmente em Ouro Preto

logomarca20festival202008.jpgFoi lançado nesta terça-feira, 17 de junho, às 11h, na Casa da Ópera em Ouro Preto, o Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana, Fórum das Artes 2008. O evento, que acontece entre os dias 8 e 27 de julho, é organizado pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) desde 2004 e neste ano tem como tema “Aleijadinho, talentos e mitos do Brasil”, oferecendo uma série de atividades que envolvem 63 oficinas e 142 espetáculos.

Dentro desta perspectiva, o Festival homenageia o escultor mineiro Antônio Francisco Lisboa, que viveu em Ouro Preto entre os anos de 1738 e 1814. As obras de Aleijadinho, espalhadas por Ouro Preto, Mariana e demais cidades mineiras, e toda a sua trajetória o tornaram um mito e um herói nacional e, por conseqüência, um personagem importante na construção da identidade cultural do Brasil. O personagem do barroco mais conhecido em todo o mundo representa os mitos e os talentos brasileiros.

O evento congrega diversas atividades distribuídas em curadorias, que visam debater o processo civilizatório regional a partir de atratividades, potencialidades e adversidades relacionadas ao patrimônio histórico. Sempre buscando um intercâmbio entre áreas artísticas, amantes da cultura e localidades.

As curadorias, responsáveis pela organização das atividades do evento, são divididas nas áreas de artes cênicas, plásticas, visuais, infanto-juvenil, literatura, música e patrimônio histórico e natural. Um exemplo é a curadoria de rua, criada este ano, e que tem como objetivo desenvolver atividades em locais onde a comunidade de Ouro Preto e Mariana está inserida, proporcionando à população uma melhor proximidade com a arte. Segundo o Reitor da UFOP, João Luiz Martins, o Festival de Inverno nasce a partir do diálogo entre a Universidade e a sociedade. “O evento é uma ação importante para cada vez mais aproximarmos a comunidade da Instituição”, afirma. Ainda sobre esta interação, UFOP e comunidade, o Pró-Reitor de Extensão, Rodrigo Martoni reafirma que “um festival como este não pode ser algo estranho à comunidade e o que ele busca é despertar a sensibilidade das comunidades anfitriãs e permitir que em um processo que envolve ministrantes e aprendizes todos aprendam”.

Grupo Mundaréu e André Abujamra, Boca Livre, Fernanda Abreu, Lenine, Renato Borghetti, 14 Bis, Monobloco e Vander Lee são algumas atrações musicais que acontecem em Ouro Preto durante a programação do Festival. Já Arnaldo Antunes, Maria Rita, Zeca Baleiro, Renato Borghetti, Demônios da Garoa, Luiz Melodia e 14 Bis se apresentam na cidade de Mariana.

As 63 oficinas do evento estão divididas em oito áreas, sendo elas: artes plásticas, cênicas,  visuais, infanto-juvenil, literatura, música, patrimônio natural e patrimônio cultural. Cerca de 2000 vagas estão abertas para interessados em obter um aperfeiçoamento técnico ou iniciação em diversos campos artísticos. As inscrições para participar das oficinas podem ser realizadas no site do evento (www.festivaldeinverno.ufop.br), no Centro Cultural da Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG) em Ouro Preto e no Centro de Apoio ao Turista (CAT) em Mariana. Os preços variam de R$15 a R$70 e moradores de Ouro Preto e Mariana têm desconto em todos os cursos.

A programação ainda é composta por palestras, apresentações teatrais, seminários, exposições e workshops. A relação das oficinas está disponível no site do evento: www.festivaldeinverno.ufop.br