skip to content

A UFOP integrada ao circuito de cinema universitário

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Com assessoria da RNP
 
O Cine Vila Rica vai receber, pela primeira vez, na terça (12), a sessão do projeto Cinemas em Rede. O longa-metragem escolhido para a exibição é “A Vizinhança do Tigre”, de Affonso Uchoa. O filme narra a trajetória de quatro jovens moradores do bairro Nacional, na periferia de Contagem (MG), que vivem divididos entre trabalho, diversão e o crime. A sessão é fruto do projeto que interconecta diversos cinemas universitários pelo país através da rede acadêmica, desenvolvido pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) em parceria com o Ministério da Cultura (MinC). 
 
A exibição é fruto do projeto Cinemas em Rede, uma cooperação entre Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e o Ministério da Cultura (MinC) que visa conectar os cinemas universitários e exibidores à infraestrutura de redes operada pela RNP, facilitando, assim, o acesso e o intercâmbio de conteúdos para essas salas.
 
O filme, com duração de 90 minutos, começa a ser exibido às 19h, havendo, na sequência, um debate online com o cineasta Affonso Uchoa. Antes, às 18h30, será realizado o lançamento do projeto para a comunidade local.
 
 
De acordo com uma pesquisa realizada em 2014, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apenas 10,4% dos 5.570 municípios brasileiros possuem uma sala de cinema. Em diversas dessas localidades, existe um campus de universidade e/ou instituto federal atendido pela RNP. Para o gerente de Relacionamento com a Cultura da RNP, Alvaro Malaguti, “a interiorização das redes de alto desempenho permite a ampliação do projeto para diversas regiões do país – atualmente, já são mais de 700 localidades conectadas a infraestrutura de rede acadêmica, com uma capacidade mínima de 100 Mb/s”.
 
A RNP e o Ministério da Cultura firmaram parceria para incluir de 25 a 40 novas instituições no Cinemas em Rede, a partir deste ano. Uma chamada pública deve ser lançada ainda no primeiro semestre para ampliar o número de instituições participantes. Segundo o Secretário do Audiovisual, Pola Ribeiro,“o Cinemas em Rede é parte de uma política mais ampla do Ministério da Cultura que utiliza novas soluções tecnológicas visando distribuir conteúdos audiovisuais em larga escala, por todo o território nacional”.
 
A sessão de 12 de abril inaugura a entrada de sete novas instituições no projeto: Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) – Cine Vila Rica; Universidade Federal da Paraíba (UFPB) – Cine Aruanda; Universidade Federal de Goiás (UFG) – Cine UFG; Universidade Federal Fluminense (UFF) – Cine Arte UFF; Universidade Federal de Pelotas (UFPel/RS); Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) – Cine Metrópole. Além disso, retomam o projeto este ano: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – Cine Universitário – Sala Redenção; Universidade Federal da Bahia (UFBA) – Cinema do Vale do Canela (Faculdade de Educação); Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj/MEC) – Sala José Carlos Cavalcanti Borges; Cinemateca Brasileira (MinC) – São Paulo; CineUSP (Universidade de São Paulo).
 
RNP:
Qualificada como uma Organização Social (OS), a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) é ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), responsável pelo Programa Interministerial RNP, que conta com a participação dos ministérios da Educação (MEC), da Saúde (MS) e da Cultura (MinC). Pioneira no acesso à internet no Brasil, a RNP planeja e mantém a rede Ipê, a rede óptica nacional acadêmica de alto desempenho. Com Pontos de Presença em 27 unidades da federação, a rede conecta 1.237 campi e unidades nas capitais e no interior. São mais de 4 milhões de usuários, usufruindo de uma infraestrutura de redes avançadas para comunicação, computação e experimentação, que contribui para a integração entre o sistema de Ciência e Tecnologia, Educação Superior, Saúde e Cultura.
 
Acesse o site e conheça mais: http://www.rnp.br/
 
 
FIQUE ATENTO À PROGRAMAÇÃO
 
18h30 - Cerimônia de lançamento do projeto Cinemas em Rede em Ouro Preto
19h às 20h30 - Exibição do filme A Vizinhança do Tigre
20h40 - Conversa oline com o cineasta Affonso Uchoa
 
 

Veja também

15 Junho 2018

A Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da UFOP divulga o curso de capacitação de combate aos mosquitos Aedes aegypti e Aedes...

Leia mais

12 Junho 2018

img_4856.jpg Fabrício Igbó O que significa de(s)colonizar nossos conhecimentos, nossa ciência, e o que fazemos com isso? Essa é a...

Leia mais

12 Junho 2018

Em 26 de maio, aconteceu a primeira edição do Campus Aberto no campus de João Monlevade, no Instituto de Ciências...

Leia mais

11 Junho 2018

A Universidade Federal de Ouro Preto recebeu, no último final de semana, a Copa Internacional de Mountain Bike (CIMTB Levorin)...

Leia mais