skip to content

Rumos da universidade pública em debate no Encontro de Saberes 2016

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Iris Jesus

A oitava edição do Encontro de Saberes 2016, que teve a abertura na terça (22), no Centro de Convenções, estimulou o debate sobre a universidade com a temática “Rumos da Universidade Pública”. 

Estiveram presentes na cerimônia de abertura o reitor Marcone Jamilson Freitas Souza, o presidente da Fundação Gorceix Cristovam Paes de Oliveira, o pró-reitor de Graduação Marcílio Souza, a pró-reitora de Extensão Ida Berenice, o coordenador de Assuntos Internacionais da UFOP Carlos Magno de Souza Paiva e o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação Fábio Faversani. 

Na mesa de abertura, os convidados ressaltaram a importância da realização de um evento como o Encontro de Saberes, promovendo debates e discussões acerca do que é produzido na universidade. Segundo o reitor da UFOP, o evento é o mais importante para a comunidade acadêmica, pois promove a integração entre a universidade e a sociedade na qual está inserida, contribuindo assim para o desenvolvimento do conhecimento. 

Em seu pronunciamento, Marcone Jamilson Freitas Souza parabenizou a organização do evento e abordou a escolha do tema. “A discussão dos rumos da universidade brasileira vem em um momento propício, de fortes restrições orçamentárias em todas as áreas - inclusive na educação - o que é mais cruel, pois ocorre logo após uma recente expansão que deu a oportunidade de formação em nível superior a parcelas significativas dos nossos jovens. As medidas adotadas colocam em cheque o plano nacional de educação. O que está em discussão, portanto, é um atraso no desenvolvimento de todo o país”, apontou. 

Ao longo dos dois dias de evento, foram apresentados trabalhos e projetos vinculados a programas desenvolvidos por diversas áreas de ensino, pesquisa e extensão da UFOP e de outras universidades participantes. “Aqui nós temos essa oportunidade de, junto com os demais setores da instituição, ter aquela que, muitas vezes, é a primeira oportunidade que os alunos de graduação tem de apresentar um trabalho e ter essa experiência que é muito importante ao longo de sua vida”, ressalta o pró-reitor de Graduação. 

Rumos da universidade pública

Após a cerimônia de abertura, o professor convidado da Universidade de São Paulo (USP) e ex-diretor de avaliação da CAPES, Arlindo Philippi Jr., ministrou a palestra sobre o tema do encontro. Com a apresentação dividida em categorias, ele apresentou alguns dados acerca do desenvolvimento das universidades brasileiras, sobretudo o crescimento em ensino, pesquisa e extensão, apontando ainda as possibilidades e os desafios institucionais, acadêmicos e científicos que deverão ser enfrentados. 

Ao longo da palestra, Arlindo ressaltou a importância da interinstitucionalidade, internacionalização e, sobretudo, da interdisciplinaridade para o desenvolvimento satisfatório das universidades. “Nosso desafio é ter essas inter no desenvolvimento e na aplicação, precisamos repensar nossas estruturas. O desafio é pensar ensino, pesquisa e extensão integrados e como esse tripé se coloca na universidade pública”, afirma. 

Programação cultural 

03581_img_2849_890483578871234627.jpg

Iris Jesus
Grupo musical “Chora, Cecília!” formado por ex-alunos do Demus e liderado pelo professor Tabajara Belo


A cerimônia de abertura contou com a apresentação do grupo musical “Chora, Cecília!”, formado por ex-alunos do Departamento de Música (DEMUS) e liderado pelo professor Tabajara Belo. O grupo de choro tocou músicas conhecidas de grandes artistas como Chico Buarque e Tom Jobim, além de composições próprias. 

Além da apresentação do grupo, a edição 2016 do Encontro de Saberes trouxe uma programação cultural que contou com apresentações musicais, teatrais e espetáculos de circo e de dança.

Confira mais informações no site do evento. 
 

Veja também

25 Abril 2017

O 2º Seminário de Extensão Universitária da UFOP tem como objetivo mobilizar docentes, técnicos e discentes para contribuir com o...

Leia mais

30 Março 2017

O livro "Saberes e sabores em oficinas de culinária", escrito pela professora da Escola de Nutrição (ENUT) da UFOP, Sônia...

Leia mais

27 Março 2017

Já foram comprovados vários benefícios relacionados ao hábito de praticar atividades físicas, seja na infância, na vida adulta ou na...

Leia mais

17 Março 2017

Solidão. Opressão. Racismo. Estupro. Desigualdade. Política. Vaidade. Esses foram alguns dentre os tantos medos e tristezas explicitados em cartas e...

Leia mais