Ir para o conteúdo

Diversão, saúde e conhecimento presentes no 8º Campus Aberto

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Íris Jesus
Um dos desafios da UFOP é promover a integração entre a comunidade e a Universidade. Pensando nisso, uma nova edição do Campus Aberto proporcionou um sábado de aprendizado e lazer para os moradores de Ouro Preto e Mariana. 
 
O evento, organizado pela Pró-Reitoria de Extensão, em parceria com o Centro Desportivo da UFOP (Cedufop), aconteceu no Campus Morro do Cruzeiro, em Ouro Preto. Na tarde do sábado (21), foram realizadas gratuitamente atividades esportivas, culturais e artísticas aos participantes.
 
Presentes pela terceira vez ao Campus Aberto, a Organização Ouropretana de Proteção aos Animais (AOPA) realizou mais uma edição da Feira de Adoção de Animais, disponibilizando três cachorros para adoção. Segundo Bruna Vitor Tavares, estudante de Biologia da UFOP e coordenadora da feira, a organização não possui canil próprio, o que impossibilita reunir todos os animais ao mesmo tempo. "Caso os cachorros que estejam aqui não agradem, temos outros que podemos indicar para as pessoas", explica. A AOPA também distribuiu panfletos explicativos sobre posse responsável e castração de animais, na intenção de conscientizar os participantes sobre o assunto. 
 

04998_img_6896_9176365008239121898.jpg

Íris Jesus
Foram realizadas 16 oficinas nesta edição.
PESQUISA -
O Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Engenharia Ambiental, em parceria com alunos do curso de Medicina e Ciências Biológicas, levou para o Campus Aberto uma pesquisa sobre o mosquito Aedes aegypti. Foi exposto um kit com larva do inseto em todos os seus estágios para as pessoas reconhecê-lo, com explanação do vírus da Dengue, Chikungunya e Zika.  
 
De acordo com Bianca Martins, estudante de Medicina, essa é a melhor forma de atrair a atenção para o assunto, pois não é comum as pessoas conhecerem a larva do inseto em todos os seus ciclos. “Dessa forma, a mobilização fica mais abrangente e atrativa. Trouxemos livros específicos para linguagem infantil de maneira a conscientizar pessoas de todas as idades”, acentua. 
 
Alunos do curso de Medicina também ofereceram práticas relacionadas à saúde da população local, como a medição de pressão e glicose. 
 
OFICINAS - Durante as quatro horas de programação do Campus Aberto, foram realizadas 16 oficinas destinadas a todas as idades. Esporte, pintura facial, leitura, montagem de brinquedos e pipas foram alguns dos temas abordados. 
 
O Carro-Biblioteca, projeto de extensão coordenado pelo Sistema de Bibliotecas e Informação (Sisbin) da UFOP, disponibilizou livros infantis e infanto-juvenis durante o evento. Profissionais acompanharam as crianças e realizaram uma oficina de leitura e interpretação com os jovens que despertaram interesse pelos textos. 
 
O evento cativou também os adultos que, além de levarem os filhos, participaram de algumas oficinas, como corte e costura, artesanato, corte de cabelo e dança. Para Simone Sales, 42 anos, essa foi uma ótima oportunidade de levar suas duas filhas, de 7 e 11 anos, para se divertirem e interagirem com outras crianças. "Essa iniciativa promove a integração entre a comunidade, os alunos e os servidores da UFOP. A meu ver, essa relação continua ainda muito distante", afirma. 
 
DOAÇÃO DE SANGUE - Juntamente com a oitava edição do Campus Aberto, foi realizada a 10ª Campanha de Doação de Sangue de Ouro Preto. O mutirão foi organizado pela Ordem Demolay - Capítulo Inconfidentes de Vila Rica, em parceria com o Rotaract Club de Ouro Preto, e aconteceu no Bloco de Salas de Aula durante todo o sábado. 
 
O projeto contou com o apoio do Hemominas de Betim (MG), que realizou o trabalho de coleta e armazenamento do sangue doado. Segundo Samuel Pimenta, organizador geral da campanha, eram esperadas doações de 160 bolsas de sangue. "Ouro Preto possui uma demanda muito grande de sangue devido à falta de um hemocentro na região e, apenas com uma doação, conseguimos ajudar quatro pessoas. Dessa forma, é muito importante um projeto como esse na cidade", explica. 
 
Para conferir mais fotos do evento, acesse o Flickr da UFOP.

Veja também

20 Março 2024

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) publica o resultado preliminar do edital de solicitação de bolsas para as ações...

Leia mais

19 Março 2024

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) torna público o resultado final da seleção de propostas culturais que vão compor...

Leia mais

5 Março 2024

Produzido pelo Centro de Extensão e Cultura de Mariana (Cemar), o "Caderno Cemar" tem como objetivo divulgar as ações de...

Leia mais

1 Março 2024

A Central de Empresas Juniores (CEJ) da UFOP oferta um novo curso virtual, o "CEJ Informa". O objetivo é capacitar...

Leia mais