Ir para o conteúdo

Alunos de Medicina lançam programa de educação contra o tabaco

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Divulgação
O projeto, lançado no Brasil, conta com uma rede de países que busca, por meio da conscientização de jovens entre 10 e 16 anos, mostrar os riscos do tabagismo. A iniciativa é dos alunos de Medicina da UFOP, Breno Bernardes de Souza e Luiz Eduardo de Freitas Xavier, sob orientação do professor de Pneumologia Paulo César Rodrigues Pinto Corrêa. Conta ainda com o amparo de docentes da Harvard Medical School e do Brigham and Women´s Hospital. 
 
O programa Estudos contra o Tabaco (EAT) utiliza metodologias baseadas em evidências. Um estudo recente na Alemanha comprovou que os adolescentes que receberam as intervenções do programa têm probabilidade seis vezes maior de parar fumar do que aqueles que não receberam. 
 
Para Luiz Xavier, os aspectos científicos devem ser mantidos, por isso o grupo busca fazer uma tradução cuidadosa do material de EAT. Segundo ele, a orientação do professor Paulo foi muito importante devido a especialização do professor em controle de tabagismo, título que foi concedido pela OMS. 
 
Nas escolas:
Os alunos pretendem realizar uma intervenção em uma escola municipal de Ouro Preto, até julho deste ano, como trabalho piloto, após a tradução do material para Português. Posteriormente, a intenção é divulgar o trabalho para outras escolas médicas do Brasil. Para Breno Souza, o objetivo é que as intervenções sejam feitas em outras cidades pelo país, até 2017, e também levar o programa para outros países de lingua portuguesa. 
 
Confira aqui a notícia no site Education Against Tabacco com mais informações sobre o programa e a iniciativa dos estudantes da UFOP. 

Veja também

20 Março 2024

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) publica o resultado preliminar do edital de solicitação de bolsas para as ações...

Leia mais

19 Março 2024

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) torna público o resultado final da seleção de propostas culturais que vão compor...

Leia mais

5 Março 2024

Produzido pelo Centro de Extensão e Cultura de Mariana (Cemar), o "Caderno Cemar" tem como objetivo divulgar as ações de...

Leia mais

1 Março 2024

A Central de Empresas Juniores (CEJ) da UFOP oferta um novo curso virtual, o "CEJ Informa". O objetivo é capacitar...

Leia mais