skip to content

Ex-aluno da UFOP é representante em programa voltado ao empreendedorismo

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
"Ser empreendedor na área de tecnologia e inovação é desafiante por si só, e empreender em Ouro Preto é um desafio ainda maior, afinal, a cidade se destaca na maioria dos casos por causa do turismo". É com esse espírito que o ex-aluno da UFOP, Conrado Carneiro Bicalho, graduado em Ciências da Computação, vai atuar como representante de Ouro Preto no programa Minas Digital, do Governo do Estado.

Para chegar a esta representação, o ex-aluno participou de um treinamento no  Startups and Entrepreneurship Ecosystem Development (SEED), Ecossistema de desenvolvimento de startups e empreendedorismo, em Belo Horizonte. Isso aconteceu em março passado, ocasião em que foram levantados nomes de pessoas inseridas e engajadas no ambiente de inovação em cidades estratégicas.

No treinamento, os participantes foram instruídos a movimentar o ecossistema de inovação e empreendedorismo em suas cidades de atuação, no caso de Conrado, em Ouro Preto. Essa movimentação será realizada por meio de eventos de startups e inovação, no levantamento de todos os parceiros para que o ecossistema funcione (incubadoras, aceleradoras, instituições públicas e privadas). Fica também sob a responsabilidade dos representantes identificar as iniciativas locais que possam precisar de apoio do governo.
 

conrado2.jpg

Como parte do programa Minas Digital, Conrado participa de treinamento sobre empreendedorismo
 
Para Conrado, a representação da cidade se dá a partir da conexão entre "poder público, iniciativas privadas e eventos de treinamento/incentivo/qualificação" que tenham a finalidade de "desenvolver e fortalecer esse ambiente dentro da cidade, possibilitando que mais pessoas possam empreender e que os projetos passem do período de incubação e se tornem empresas, fortalecendo a economia e gerando empregos e renda pra cidade", completa. Segundo ele, "com competência, dedicação e muito esforço podemos competir com empresas da capital e mantermos a qualidade de vida proporcionada por Ouro Preto", completa.

No caso do ex-aluno, a seleção se deu por indicação do Lemonade, programa de pré-aceleração e investimento em startups. Foi realizada uma entrevista, que buscou saber mais sobre sua atuação no mercado local e quais as iniciativas a serem desenvolvidas. Além de representar Ouro Preto, o treinamento serviu de ponte entre as ações governamentais de inovação e os trabalhadores locais.

EMPREENDEDORISMO - O interesse pelo empreendedorismo veio a partir da disciplina de Ações Empreendedoras, cursada ainda na graduação. Hoje, Conrado possui sua própria empresa, a Usemobile, que desenvolve projetos e aplicativos: "desde então tenho dedicado todos os meus esforços em criar uma empresa consolidada e que se destaque não só no mercado nacional mas internacional também", afirma.

Hoje, o jovem é referência na Universidade pela sua trajetória e pelo seu perfil empreendedor. Na última edição do Empreenda em Ação, Conrado ministrou uma palestra sobre motivação e inovação, relatando também sua experiência na empresa. E seus interesses não param por aí.

Veja também

30 Janeiro 2018

O Empreenda. Em Ação!, programa que nasceu na UFOP em 2013, alcançou abrangência estadual em 2017, quando 15 instituições de...

Leia mais

26 Janeiro 2018

A segunda edição do Start Day reuniu alunos, professores e avaliadores convidados para apresentação de projetos das disciplinas de empreendedorismo...

Leia mais

24 Janeiro 2018

Os professores André Luis Silva, do Departamento de Engenharia de Produção (DEPRO) do campus Morro do Cruzeiro, e Tiago França...

Leia mais

22 Dezembro 2017

O jornalista, professor e ex-aluno da UFOP Éverlan Stutz teve seu projeto "Aulão Solidário de Redação para o Enem" premiado...

Leia mais