Ir para o conteúdo

Conferência sobre Teoria da História é realizada na UFOP

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Bárbara Torisu

A discussão sobre a temporalidade e a forma como as pessoas se relacionam com o tempo nortearam a 2nd Conference of the International Network for Theory of History (INTH), que aconteceu em Ouro Preto na semana passada (de 23 a 26/8). O evento, promovido pelo Núcleo de Estudos em História da Historiografia e Modernidade (Nehm) da UFOP e pela Sociedade Brasileira de Teoria e História da Historiografia (SBTHH), trouxe para a cidade os principais nomes do campo da Teoria da História e da História da Historiografia.

Com o tema "Passados práticos: vantagens e desvantagens da história para a vida", a programação contou com mesas, debates e a presença dos principais pesquisadores dessa área, como Chris Lorenz, Christophe Bouton e Hans Ruin. A questão central do evento foi como pensar no passado para explicar o presente e qual o nosso papel na História. 

Para o professor do Departamento de História e um dos organizadores do evento, Marcelo Abreu, "é muito importante que esse evento tenha vindo para cá, pois reafirma o Brasil como um espaço acadêmico nacional, como um espaço relevante no mundo. Particularmente na área da teoria da História, experimentamos há mais de 20 anos um crescimento muito efetivo dessa área de reflexão. É obvio que essa reflexão já vem de muito tempo, mas se intensificou nos últimos anos. No Brasil, essa área tem muita relevância aqui na UFOP", declara. Segundo ele, há mais de 10 anos há um grupo de pesquisa muito atuante no ICHS e, com a realização da conferência, coloca-se a UFOP e Ouro Preto no centro da discussão internacional acerca da Teoria da História e da História da Historiografia. 

O evento trouxe mais de 200 convidados de diversos países. O professor do Departamento de História e também organizador da conferência, Valdei Araújo, afirma que a universidade torna-se melhor e cumpre melhor o seu papel quanto mais diversa ela for. "Eventos como este ajudam a internacionalizar a universidade, obviamente, pois o inglês é uma língua franca, aqui todos estão falando inglês. Para a área de humanidades isso é muito raro, inclusive no Brasil. Acho que na nossa área de teoria da História este é o primeiro evento em inglês. Pela sua importância, isso traz uma dupla experiência", assinala. 

Voltado para pesquisadores e alunos da graduação e pós-graduação, o evento reuniu pessoas interessadas em discutir o tema na atualidade. O aluno do 5º período do curso de História da UFOP, Aguinaldo Boldrini, disse que o evento é muito interessante e que o Brasil está constituindo um campo bem forte nessa área. Trazer esse evento para a UFOP e para o Brasil é uma grande conquista. 

INTH
International Network for Theory of History (INTH) foi iniciado em 2012, com o objetivo de fomentar a discussão e troca de informações sobre teorias da História. Formado por diversos pesquisadores do mundo, a primeira Rede de Conferência de Teoria da História foi criada em 2013, na cidade de Gent, na Bélgica.

20160824_150418.jpg

Bárbara Torisu
O professor Valdei Araújo media uma mesa das sessões paralelas que aconteceram durante o evento. Nesta sessão, seis mesas foram realizadas simultaneamente.