Ir para o conteúdo

Turma de formandos de 1983 do curso de Nutrição visita a UFOP

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Tiago Maia
A primeira turma de formandos do curso de Nutrição visitou a Reitoria da UFOP e a Escola de Nutrição (Enut) na última sexta (22). A visita foi realizada em função dos 40 anos de formatura dos estudantes que ingressaram na Universidade em 1979, no período em que o curso era vinculado à antiga Escola de Farmácia, localizada no centro de Ouro Preto. A fundação do atual prédio da Enut aconteceu em 1982, no decorrer da graduação desses alunos, que acompanharam de perto o andamento da obra. 
 
Os ex-alunos foram recepcionados pelo vice-reitor Hermínio Nalini na Reitoria, onde dialogaram sobre o atual panorama da Universidade. A turma reagiu com espanto à evolução da Instituição, que à época possuía oito cursos de graduação e hoje conta com mais de 50 cursos, além dos de pós-graduação.  
 
O vice-reitor, também ex-aluno da UFOP, ficou satisfeito com a visita e falou sobre a relevância de apresentar a Universidade atual. "É uma satisfação muito grande recebê-los. A gente procurou mostrar um pouco desta nova realidade para eles. Levar o papel da Universidade atual, os nossos aspectos positivos, as nossas dificuldades etc., para esses ex-alunos é muito importante porque eles reproduzem isso. Nutrição é um curso extremamente importante da Instituição, que forma profissionais de extrema qualidade ao longo desses 40 anos", afirmou. 
 
Os alunos puderam constatar a expansão na estrutura do prédio de Nutrição e admirar os novos laboratórios, que abrigam pesquisas da pós-graduação. A recepção foi feita pelo vice-diretor do prédio, Erick Ornellas, em conjunto com as professoras Maria Tereza de Freitas, Renata Adrielle, Joana Ferreira, Julia Cristina e Raquel Mendonça, além de estudantes da geração atual do curso que integram o Centro Acadêmico, a empresa júnior e o Programa de Educação Tutorial (PET).
 
A visita foi marcada por depoimentos emocionados dos alunos, que, em meio à nostalgia, trouxeram à tona memórias do antigo prédio solitário, com as ruas de terra ao redor. Soraia Cassoli, ex-aluna, trouxe o filho para ver de perto onde se formou e relata a emoção. "Eu sou formada da primeira turma e estou muito emocionada de estar aqui, porque a gente revê tantos amigos e o local em que nós estudamos. É maravilhoso! Trouxe o meu filho porque sempre falei muito daqui da Universidade e de Ouro Preto".
 

img_2894.jpg

Tiago Maia
A turma retornou à antiga sala e relembrou histórias do lugar
 
A turma relatou que seguiu carreira em diversas áreas, adquirindo experiência e histórias por onde passaram. Diferentemente dos colegas, Élido Bonomo, atual servidor técnico-administrativo da Enut, permaneceu na UFOP após a formatura. Responsável direto pela reunião dos ex-colegas, Élido lembrou a evolução da Instituição: "Fiquei um ano e meio na indústria de alimentos e vim para a Universidade em 85. Estou na UFOP nesse período todo fazendo esse movimento para as pessoas virem. A evolução, tanto do espaço físico quanto da produção científica, extensão e pesquisa, é absurda, comparada com antes. A facilidade que se tem hoje de acesso à informação é muito grande". 
 
O servidor mantém um sentimento de gratidão pela influência que a Instituição teve em sua vida e na dos ex-colegas ao longo dos anos. "Uma instituição pública custeada pelo povo brasileiro nos ajudou a ter uma profissão em que a gente atua até hoje. Isso é fantástico! Você está neste local, fisicamente, vendo essas pessoas, você traz à lembrança momentos muito maravilhosos, e também frustrantes, alguns desafiantes, daquele momento. Têm que ser memorizados para a gente revitalizar. É o meu sentimento e o sentimento da maioria deles aqui", exclamou.
 
O encontro foi finalizado com uma homenagem ao ex-colega José Roberto Ansaloni, falecido, que foi peça importante na criação da camisa comemorativa dos 40 anos de formatura. 

 

Veja também

23 Fevereiro 2024

A Ouvidoria Feminina vai receber a Medalha Mérito Educacional, concedida pela Câmara Municipal de Ouro Preto, em solenidade a ser...

Leia mais

21 Fevereiro 2024

Nesta semana, os restaurantes do Icsa e Campus Morro do Cruzeiro funcionam normalmente até sexta-feira (23). O ICHS interrompe as...

Leia mais

16 Fevereiro 2024

O Museu da Farmácia da UFOP apoia a "Campanha de Doação - Produtos de Higiene Pessoal", em parceria com a...

Leia mais

2 Fevereiro 2024

A entrevista com o professor Raoni Rocha Simões, que atua nos Departamentos de Engenharia de Produção, Administração e Economia, foi...

Leia mais