A ação, empreendida pelas Associações de Repúblicas Federais (Refop) e Particulares (Arrop) de Ouro Preto, acontece uma vez a cada semestre e pretende coletar insumos para distribuir para entidades beneficentes de Ouro Preto e Mariana. Neste último domingo (15), as 70 repúblicas participantes conseguiram arrecadar alimentos não perecíveis, além de agasalhos, livros e outros itens.
Realizada no início de todos os semestres letivos desde 2009, além de integrar os calouros ao sistema republicano, a Ação é muitas vezes o primeiro contato que os novos estudantes têm com a comunidade que os acolhe. Quem diz isso é a vice-presidente da Arrop, Laís Maria Martins Lopes, estudante do curso de Economia. Para ela, "a ressignificação da ação, que antes era chamada trote, constrói uma imagem positiva das repúblicas associadas e, também, da Universidade. Não somos moradores isolados da cidade", afirmou.
Concentrados na centenária República Canaan, uma das mais tradicionais de Ouro Preto, os estudantes se organizam em grupos de arrecadação, divididos entre os bairros Antônio Dias, Centro, Lajes, Rosário, Vila Aparecida e Vila São José. Para cada uma das regiões, uma república de apoio acolhe os mantimentos até serem levados para a Canaan, onde são pesados e redistribuídos para as instituições de destino.
Isabela Araújo, estudante de Engenharia Metalúrgica na UFOP e solidária do projeto, conta que a equipe procura conhecer as necessidades específicas das entidades para potencializar as ações. Além disso, explica que ao final da contagem e pesagem dos donativos são atribuídos pontos para aqueles que levantaram o maior número de alimentos, roupas e agasalhos.
INTERAÇÃO - Nesta edição, a região vencedora foi a Antônio Dias, que teve como ponto de concentração a república federal Patotinha. A equipe foi premiada com um rodízio de pizzas doado por pizzarias e lanchonetes que aceitam entrar na brincadeira para incentivar a ação dos novos estudantes.