Ir para o conteúdo

Estudantes de Ouro Preto visitam Departamento de Matemática no campus Morro do Cruzeiro

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Cerca de 20 alunos da Escola Estadual de Ouro Preto e do Centro de Educação Cecília Meireles participaram de atividades no laboratório do Demat. A visita aconteceu nesta segunda (3) e teve como objetivo despertar o interesse pelo estudo das ciências exatas e pelas produções acadêmicas.
 
A atividade é parte do projeto de extensão Olimpíada de Matemática na UFOP, coordenado pelos professores Vinícius Almeida e Wenderson Ferreira, do Demat, cujo objetivo é aproximar as escolas da região e a Universidade, além de divulgar a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) na região.
 
O professor Vinícius conta que a ideia é integrar a Universidade e a comunidade, principalmente os estudantes. "A integração entre os estudantes de graduação e das escolas do ensino fundamental e médio é muito importante. Os alunos das escolas às vezes acham que não podem entrar num campus da Universidade, como se fosse fechado. Então, é para mostrar isso pra eles, essa possibilidade de estar aqui".
 

design_sem_nome_37.png

Beatriz Tinôco
Alunos fizeram exercícios no Laboratório de Matemática
 
A articulação da visita envolveu também o professor Igor Nascimento, que atua nas duas escolas visitantes — uma da rede particular e a outra pública — e foi aluno da UFOP e bolsista do mesmo projeto de extensão. "Eu acho que o impacto é extremamente positivo. Apesar de já ter diminuído muito essa distância dos alunos com a Universidade, ela ainda existe, e conhecer de perto aproxima os estudantes desse universo que é a UFOP", afirma Igor.
 
Muitos estudantes de ensino médio não conhecem os cursos de graduação e pós-graduação da UFOP e a diversidade de carreiras que podem seguir depois de formados. Não é o caso de Lucas Lopes, aluno do Centro de Educação Cecília Meireles, que declarou ter se apaixonado pela matemática por conta do professor Igor e, com 13 anos, já sabe que quer fazer uma engenharia na UFOP.
 
O Demat também faz a preparação para a primeira e a segunda fases da Obmep. O bolsista do projeto acompanha a turma, que é selecionada nas escolas, e, no treinamento, utiliza os materiais direcionados para cada fase. 
 
No entanto, o professor Wenderson deixa claro que o objetivo final não é a medalha: "Vale qualquer contribuição que a gente consiga para eles enquanto cidadãos e futuros profissionais. Se conseguirmos plantar uma sementinha ali, vai ser importante. Se conseguirmos colocar para eles a ideia de que eles podem vir de uma escola pública e alcançar uma universidade pública, de que a UFOP está aqui à disposição, já é alcançado um objetivo do projeto".
 
Novas visitas e passeios estão sendo articulados pelo projeto. 

 

Veja também

23 Fevereiro 2024

A Ouvidoria Feminina vai receber a Medalha Mérito Educacional, concedida pela Câmara Municipal de Ouro Preto, em solenidade a ser...

Leia mais

21 Fevereiro 2024

Nesta semana, os restaurantes do Icsa e Campus Morro do Cruzeiro funcionam normalmente até sexta-feira (23). O ICHS interrompe as...

Leia mais

16 Fevereiro 2024

O Museu da Farmácia da UFOP apoia a "Campanha de Doação - Produtos de Higiene Pessoal", em parceria com a...

Leia mais

2 Fevereiro 2024

A entrevista com o professor Raoni Rocha Simões, que atua nos Departamentos de Engenharia de Produção, Administração e Economia, foi...

Leia mais