Ir para o conteúdo

Estudante de Artes Cênicas idealiza exposição sobre povos originários na Casa de Cultura Negra

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Beatriz Tinôco
A estudante do curso de Licenciatura em Artes Cênicas da UFOP e bolsista do Programa de Residência Pedagógica da Capes, Ana Claudia Miguel, é uma das idealizadoras da exposição "Povos Originários: Territórios, Memórias e Identidades Indígenas", aberta nesta terça (11), na Casa de Cultura Negra de Ouro Preto. A exposição, que teve apoio da UFOP, da Prefeitura de Ouro Preto e de professores e monitoras da rede municipal de ensino, expõe os trabalhos dos alunos do 6º ao 9º ano da Escola Municipal Professora Haydée Antunes, do distrito de Cachoeira do Campo. O objetivo é valorizar a cultura afro-indígena. A exposição acontece até 11 de agosto.
 

12675_img_3393_2478337661255552699.jpg

Beatriz Tinôco
Pintura com semente de urucum
 

A exposição apresenta grafismos, pinturas, textos e fotografias produzidas durante as aulas de artes de Ana Cláudia com os alunos da escola de Cachoeira do Campo. Pela manhã, o grupo organizou a exposição e pintou o rosto com urucum, semente usada pelos indígenas para as pinturas corporais que mostram a resistência e persistência de sua cultura.

Os alunos foram acompanhados por Danilo Campos (indígena Borum Kren), que explicou os significados dos símbolos e a importância da valorização da cultura indígena. Segundo Danilo, é a primeira vez que alunos da região produzem e apresentam trabalhos sobre as raízes e significados da cultura indígena. Emanuelly Roberta Mendes, aluna do 9º ano, conta que ficou feliz em ver seus trabalhos na exposição, por ser "Um trabalho que nunca fizemos e que estamos mostrando para outras pessoas".

Segundo Ana Cláudia, promover a exposição teve muito significado, pois ressalta a importância dos povos originários. "Fizemos uma parceria com Danilo, a Escola e a Casa de Cultura para potencializar a memória, a cultura, a identidade e as raízes dos povos. Essa é a importância de dar voz aos povos invisibilizados em uma cidade que tanto foi explorada. Para nós, universitários, é de muito respeito, aprendizado e troca a realização dessa exposição", afirma.

CASA DE CULTURA NEGRA - Construída em 2008 em contraponto à bandeira de Ouro Preto, na qual havia frases racistas até 2005, quando foi queimada em praça pública, a instituição é mantida pela Prefeitura de Ouro Preto e recebe exposições e acervos afro-indígenas, além de ofertar oficinas de capoeira, dança e inglês para a comunidade. O espaço fica localizada na rua Padre Faria, 14, em Ouro Preto.
 

 

12666_img_3402_1_4432464884078704022.jpg

Beatriz Tinôco
Participantes da abertura da exposição "Povos Originários: Territórios, Memórias e Identidades Indígenas"
 
Ficha técnica:
 
Produção e montagem: Alunos do 9º, turma Tupinambás da Escola Municipal Professora Haydée Antunes – Caic: Bruna Costa Araujo, Caio Victor Correa Martins da Silva, Emanuelle Castro Silva, Eulalia Izabel do Carmo Dutra, Gabriely Leticia de Paula Feliz, Kamily Vitoria de Sousa Rodrigues, Kathryn Shayeny de Borba, Luis Miguel Passos da Silva, Marcos Vinicius da Silva Oliveira, Richard Alexandre Lopes Fernandes, Rute Esther de Jesus Mota e Vivian Araújo Cardoso. 
 
Emanuelly Roberta Mendes, aluna do 9º ano, turma Krenak.
 
Equipe de residentes: Alunos de Departamento de Artes Cênicas (Deart) da UFOP:  Ana Claudia Miguel, Lorena Bragança; Julia Ribeiro; Laura Sarcedo; Cristal Gabetto e Pedro Henrique.
 
Professora/preceptora de Artes da Escola Municipal Professora Haydée Antunes (Caic): Maria Catarina Frizzo.
 
Coordenadora do programa de Residência Pedagógica e professora do Departamento de Artes Cênicas (Deart) da UFOP: Neide das Graças Bortolini.
 
Equipe pedagógica e professores da Escola Municipal Professora Haydée Antunes (Caic).
 
Parceira: Casa de Cultura Negra, diretor de Promoção e Igualdade Racial Kedison Guimarães e Cacique Danilo Campos (Borum Kren).
 

Veja também

23 Fevereiro 2024

A Ouvidoria Feminina vai receber a Medalha Mérito Educacional, concedida pela Câmara Municipal de Ouro Preto, em solenidade a ser...

Leia mais

21 Fevereiro 2024

Nesta semana, os restaurantes do Icsa e Campus Morro do Cruzeiro funcionam normalmente até sexta-feira (23). O ICHS interrompe as...

Leia mais

16 Fevereiro 2024

O Museu da Farmácia da UFOP apoia a "Campanha de Doação - Produtos de Higiene Pessoal", em parceria com a...

Leia mais

2 Fevereiro 2024

A entrevista com o professor Raoni Rocha Simões, que atua nos Departamentos de Engenharia de Produção, Administração e Economia, foi...

Leia mais