Ir para o conteúdo

Alunos da Escola Estadual Dom Velloso realizam visita ao Centro de Comunicações da UFOP

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Regiane Barbosa
O Centro de Comunicações da UFOP recebeu a visita de alunos do ensino fundamental da Escola Estadual Dom Velloso, de Ouro Preto. Os estudantes conheceram a redação da Assessoria de Comunicação e os estúdios de gravação e edição da Rádio e TV UFOP, acompanhados pelos profissionais de cada setor, com quem realizaram atividades relacionadas à prática do jornalismo. 
 
Na visita, os alunos aprenderam como se faz e realizaram a gravação de um boletim informativo, participaram de uma entrada ao vivo na programação da Rádio UFOP e entenderam como funciona a parte de assessoria de comunicação da Instituição.
 

12840_img_2255_42430768701574222.jpg

Regiane Barbosa
Alunos aprendem as técnicas de gravação da TV
 
Os alunos fazem parte do projeto "Web Rádio Dom Velloso: proposta de pesquisa de linguagem e produção de audiografias no espaço escolar", coordenado pelo professor de história Luiz Otávio Correa, que também é aluno da pós-graduação em Educação da UFOP. Os estudantes realizam encontros semanais com o professor, no qual podem aprender sobre história da rádio, linguagens radiofônicas, entre outros assuntos relacionados ao meio de comunicação. O projeto, agora, estabeleceu uma parceria com a Rádio UFOP em que os alunos poderão vivenciar na prática todas as etapas das produções realizadas na rádio.
 
De acordo com Luiz, "o intuito do projeto é que os alunos estabeleçam o senso crítico, conheçam os meios de produção e desnaturalizem o processo de construção dos produtos midiáticos, para que eles compreendam os discursos e estabeleçam uma melhor habilidade e familiaridade com a linguagem e produções radiofônicas."
 
Para a aluna Cecília Castro Santos, conhecer os estúdios foi vivenciar na prática todo o aprendizado de sala de aula. "A visita está sendo muito legal, além de conhecer cada detalhe dos estúdios, principalmente o de rádio, todos os equipamentos que colocam a reportagem no ar, pude conhecer a UFOP também. Estou muito feliz pela oportunidade e experiência", finalizou a aluna do 8° ano.
 
Conheça os trabalhos realizados pelos alunos do projeto Web Rádio Dom Velloso.
 

Veja também

23 Fevereiro 2024

A Ouvidoria Feminina vai receber a Medalha Mérito Educacional, concedida pela Câmara Municipal de Ouro Preto, em solenidade a ser...

Leia mais

21 Fevereiro 2024

Nesta semana, os restaurantes do Icsa e Campus Morro do Cruzeiro funcionam normalmente até sexta-feira (23). O ICHS interrompe as...

Leia mais

16 Fevereiro 2024

O Museu da Farmácia da UFOP apoia a "Campanha de Doação - Produtos de Higiene Pessoal", em parceria com a...

Leia mais

2 Fevereiro 2024

A entrevista com o professor Raoni Rocha Simões, que atua nos Departamentos de Engenharia de Produção, Administração e Economia, foi...

Leia mais