skip to content

Programa de rádio discute temas do esporte em Ouro Preto e Mariana

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Iris Jesus
Com: 
Gláucio Santos

No ar às segundas-feiras, das 14h às 15h, o programa UFOP Esportes, da Rádio UFOP 106.3 FM, é pautado pela diversidade de temas e pelo diálogo com o cotidiano das cidades de Ouro Preto e Mariana. Na abertura, o professor Heber Eustáquio de Paula apresenta e debate com o ouvinte no Giro de Notícias, com as principais manchetes do noticiário esportivo regional, estadual, nacional e internacional do fim de semana. Os comentários são feitos pelo coapresentador, o estudante João Luiz Xavier Sans de Magalhães. A produção é do Grupo de Estudos em Esporte, Turismo e Sociedade do Cedufop (Geestus). 

No segundo bloco, os apresentadores entrevistam pessoas do esporte, do lazer e das práticas corporais da região, no quadro Giro da Comunidade. Entre os temas apresentados estão o escotismo, a escalada, o truco na barra, o jiu-jitsu, o aikidô, a ginástica de trampolim, o tênis, o fisiculturismo, a yoga e os esportes para pessoas com deficiência. O bloco Saúde e Movimento, do UFOP Esportes, aborda temas relacionados às atividades físicas, alimentação, estilos de vida saudáveis, sempre com a presença de profissionais da saúde, como os de Educação Física, Nutrição e Medicina. São debatidas temáticas sobre as práticas de musculação, yoga, além da orientação nutricional e recomendações para práticas corporais saudáveis e mudança positiva nos estilos de vida. 

Segundo o professor Heber Eustáquio de Paula, o programa de rádio foi motivado pela importância do "Cedufop na vida universitária e comunitária de Ouro Preto. O UFOP Esportes potencializa a divulgação das ações do Cedufop junto ao público e amplia o alcance das nossas atividades". Outro aspecto destacado por ele é a circulação de informações com qualidade sobre as práticas corporais e o esporte como elementos fundamentais para melhoria da orientação dos usuários. "Nossa proposta é informar ao público sobre as temáticas do esporte e da atividade física como parte importante da nossa cultura, orientando boas escolhas e ampliando o conhecimento geral sobre o tema”, completa. 

A proposta do UFOP Esportes foi selecionada por meio do edital 01/2017, aberto pela Rádio UFOP 106.3 FM no início do ano. A produção pode ser acompanhada ainda pela página www.radio.ufop.br ou pela transmissão ao vivo da emissora no Facebook. 

Central de Comunicação Público-Educativa - O programa UFOP Esportes é mais uma iniciativa da Central de Comunicação Público-Educativa, por meio da Rádio UFOP, prevista no Projeto Acadêmico e de Desenvolvimento Institucional para o Sistema de Comunicação Integrada na UFOP - versão 2010 (Resolução CUNI N° 1079). 

Memória - Minha experiência com o rádio - Héber Eustáquio - UFOP Esportes

 

 

 

 

 

Veja também

3 Março 2016

Ao abrir o site da UFOP, os mosquitos Aedes Aegypti por aqui voam. Voam de um lado para outro para...

Leia mais

21 Junho 2016

Difusão e democratização do conhecimento a partir da televisão. Essa é a proposta do projeto Ciência e audiovisual, elaborado pelo...

Leia mais

4 Agosto 2016

O conceito de mal-estar docente, que trata do adoecimento de docentes em contato com o trabalho pedagógico, é estudado desde...

Leia mais

6 Setembro 2016

As questões ligadas à economia de um modo geral servem como objeto de análise e estudo para o professor do...

Leia mais