skip to content

Estudantes alertam sobre os cuidados com o sistema digestivo

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Divulgação
Com: 
Vítor Maia
Estudantes de Medicina da UFOP produziram 12 programas de rádio, de curta duração, com o objetivo de conscientizar a população sobre os cuidados com o corpo e a mente. O material é veiculado na Rádio UFOP 106.3 FM e está disponível para download no portal da Universidade Federal de Ouro Preto. Os programas são apresentados por Alba Esperidião e Ana Beatriz Castello Branco.

Oriundo da disciplina “Política, planejamento e gestão em Saúde”, ministrada pela professora Eloisa Lima, o “Mais Saúde” vem com a intenção de se valer do alcance radiofônico para informar sobre os benefícios de se cultivar hábitos saudáveis, como realizar atividades físicas, prestar atenção nos alimentos ingeridos, evitar os malefícios do cigarro, entre outras práticas, que podem reduzir consideravelmente a probabilidade de surgimento de células cancerígenas, segundo apontamento do Instituto Nacional do Câncer (INCA). De acordo com o levantamento dos idealizadores do “Mais Saúde”, o câncer é a doença que mais mata na região de Ouro Preto. Daí a utilidade do conteúdo apresentado. 

O objetivo do projeto foi usar a rádio como ferramenta de divulgação, promoção e prevenção em saúde para a população de Ouro Preto. “Foi uma das formas que encontramos de reverter para a população, em uma linguagem mais acessível, as informações que tínhamos acerca das neoplasias do sistema gastrointestinal", explica Ana Beatriz, acrescentando que "esse tema foi escolhido a partir de levantamentos em bancos de dados que levaram à conclusão de que essa é a maior causa de morte por câncer na população local”. A proposta foi selecionada no edital 01/2017 da Rádio UFOP, lançado no início do ano. 
 
Programa Mais Saúde: 
 
 
Ficha Técnica: Mais Saúde 
Estreia: 2017 
Apresentação: Alba Esperidião e Ana Beatriz Castello Branco 
Pesquisa/Reportagem: Alba Esperidião, Ana Beatriz Castello Branco, Maria Rita Alves e Nicole Alves 
Edição/Sonoplastia: João Lucas Palma e Simei Gonderin 
Direção de produção: Gláucio Santos 
Produção: Disciplina, política e planejamento e gestão em saúde da Escola de Medicina 
Coordenação do projeto: Professora Eloisa Lima 
Realização: Central de Comunicação Público-Educativa - Rádio UFOP 106.3 FM 
Universidade Federal de Ouro Preto 

Veja também

18 Setembro 2017

A TV UFOP lança mais um vídeo da campanha "Toda Forma". Desta vez, a temática é o Setembro Amarelo. O...

Leia mais

12 Setembro 2017

Contos de Machado de Assis, um dos maiores nomes da literatura brasileira, foram utilizados pela Rádio UFOP para a produção...

Leia mais

5 Setembro 2017

Luz, Câmera e Ação. O bordão utilizado para descrever parte do processo de gravação de uma cena não se aplica...

Leia mais

29 Agosto 2017

A Rádio UFOP foi berço de formação para muitos jovens estudantes que passaram pela emissora. Além de produzir conteúdo de...

Leia mais