Carta aberta sobre o Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana

Quando escolhemos o tema “O QUE TE AFETA” para o festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana – Fórum das Artes 2015, o objetivo era apenas de ter um norte conceitual para as apresentações e outras ações do evento. No entanto, vimo-nos obrigados a fazer uma reflexão sobre as dificuldades de efetivação deste que é um dos mais tradicionais encontros de arte e cultura do Brasil e que, nos últimos anos, também promove mostras internacionais dessa área. Invertendo o olhar, diante de um cenário de crise, a discussão artística proposta demanda esclarecimentos do que neste momento nos afeta.

O Festival de Inverno deste ano recebeu em seu edital 1.802 propostas de eventos e 822 de oficinas. Mais de 2 mil pessoas cadastraram-se no sistema para a submissão de propostas no site que recebeu visitas de 46 países diferentes e, no Brasil, de 507 cidades. Com o objetivo de mobilizar também projetos relacionados às universidades tivemos um retorno substancial com 176 propostas vinculadas à instituições de ensino superior.

Os dados são animadores e reforçam a importância deste e de outros eventos que abrem espaço para as mostras e discussões sobre o fazer artístico, seja ele popular ou erudito, bem como na disponibilização de vivências diferenciadas neste campo e sua consequente formação de novos públicos. No entanto, este reconhecimento esbarra em nossa frustração pela impossibilidade de contemplação de quase a totalidade das propostas apresentadas.

A edição de 2015 do Festival de Inverno conta com uma equipe qualificada e dedicada para a sua organização tanto na seleção das atrações quanto na busca das condições adequadas de garantia para sua efetivação. No entanto, apesar de toda mobilização, os recursos financeiros para a produção tiveram uma queda e, no momento, somente foi possível captar pouco mais que 30% do esperado, o que é cerca de 10% dos custos do evento de 2014.

O edital de chamada para as propostas previa a divulgação do resultado da seleção para 31 de maio, o que será impossível nesse cenário. Mesmo com diversas negativas e perdas de patrocínios, sempre justificadas pela crise econômica, ainda estamos na busca de efetivar o evento da melhor forma possível. Diante do qual ainda serão necessários mais alguns dias de negociação.

Também pela mesma justificativa, o período de realização do Festival foi redefinido para de 8 a 16 de julho. Essa escolha deve-se a concentração das atividades entre os aniversários das duas cidades participantes e co-realizadoras. E é importante reforçar que, mesmo em um formato mais modesto e com recursos reduzidos, continuamos nosso compromisso de atuar em campos diferenciados promovendo a experimentação e reflexão do fazer artístico, instigados pelo tema deste ano do Festival de inverno de Ouro Preto e Mariana - Fórum das Artes 2015 na busca de suscitar “O QUE TE AFETA”.

Ida Berenice Heuser do Prado
Pró-reitora de extensão da UFOP

Rondon Marques Rosa
Pró-reitor adjunto de extensão da UFOP