No início da tarde desta quinta (9), um grupo de estudantes saiu em manifestação do campus Morro do Cruzeiro até a Reitoria, onde foi recebido e acolhido pela reitora Cláudia Marliére, pelo vice-reitor Hermínio Nalini, pelo pró-reitor de Planejamento e Administração, Eleonardo Pereira, pelo chefe de Gabinete, Élido Bonomo, e pelo coordenador de Convênios, Américo Tristão.
A reunião durou cerca de quatro horas. Durante o período, os estudantes tiveram espaço para relatar todos os problemas vivenciados na rotina acadêmica. Ao final da reunião, foi assinado documento acordado pelas partes sobre as reivindicações priorizadas pelos estudantes. O encontro foi encerrado após o acordo estabelecido; no entanto, os gestores foram surpreendidos pela ocupação da Reitoria, mesmo com o acordo já assinado.
A principal reivindicação dos estudantes foi o pagamento das contas de energia das moradias socieconômicas. Atualmente, a Universidade repassa auxílio financeiro com essa finalidade. Pelo que foi pactuado, a UFOP arcará com todo o processo de pagamento a partir deste mês, considerando o ganho de eficiência energética propiciado pela ligação da placas fotovoltaícas nos campi da Universidade.
Desde o início, os estudantes destacaram que queriam sair da reunião com dois pontos acordados, por serem considerados primordiais neste momento: a suspensão da cobrança das contas de energia elétrica, com a transferência da titularidade, e a abertura de um canal de diálogo com a Reitoria, o que foi registrado em documento assinado pelas duas partes. As demais pautas serão discutidas nas próximas reuniões com as entidades de base e o DCE, acertadas a partir da abertura desse canal de diálogo. Ficou acertada, ainda, a formação de uma comissão específica para tratar de assuntos relacionados à política de moradias, constituída por representantes do DCE, DAs e CAs, moradias e Refop, itens também incluídos no documento.
Ao avaliar o encontro, a reitora Cláudia Marliére disse que a gestão, "dentro de espírito democrático de receber e dialogar com todas as entidades representativas de nossa comunidade, não medirá esforços para que a UFOP continue forte, cada vez mais inserida socialmente, mantendo, assim, a sua capacidade de fazer a diferença em seu território de atuação".