Ir para o conteúdo

Aluna de Educação Física da UFOP é selecionada para conduzir a Tocha Olímpica em Ouro Preto

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Íris Jesus
Lourdes Aparecida dos Santos Fernandes, aluna do 3º período, é uma das 12 mil selecionadas para conduzir a Tocha das Olimpíadas Rio 2016. Lurdinha, como gosta de ser chamada, é atleta profissional há mais de 15 anos e possui uma vasta experiência, colecionando mais de 600 títulos na carreira. “Pra mim é uma satisfação muito grande, é uma felicidade que não cabe dentro de mim ver esse reconhecimento de pessoas que nem me conhecem direito. A minha alegria de participar com a Tocha me deixa tão feliz, mais do que se eu ganhasse na loteria”, confessa Lurdinha. Os condutores da Tocha foram selecionados a partir de indicações da comunidade, no ano passado. 
 
A atleta de Ouro Preto já representou o Brasil em competições de diversos países, sendo premiada na Finlândia, Austrália, Canadá, Peru, Argentina, Estados Unidos, Itália, Paraguai, Uruguai e Holanda. Em novembro de 2014, conquistou o primeiro lugar no XVII Campeonato Sul-Americano de Atletismo Master, na Colômbia. Também coleciona medalhas de competições importantes no Brasil, como a corrida de São Silvestre e o Torneio de Atletismo Master - Troféu Zildo Bueno, em São Paulo, e o Circuito do Sol, em Belo Horizonte.
 
Adepta a uma vida saudável, encontrou no esporte uma paixão. “Correr é saúde, superação. Junto tudo com a vontade, a coragem e a garra de correr. E sem patrocínio", ressalta, completando que o atletismo não é tão visto e nem valorizado. Deveria ser mais”, defende. 
 
A Tocha Olímpica passará por Ouro Preto no dia 13 de maio.