Ir para o conteúdo

9º Mostra de Profissões reúne cerca de seis mil estudantes

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Íris Jesus
Escolher um curso de graduação é sempre um momento importante na vida dos jovens que querem ingressar na Universidade. Com o objetivo de auxiliar nesse momento de dúvidas e importantes decisões, o Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) da UFOP promoveu a 9ª edição da Mostra de Profissões na tarde do último dia 21, no campus Morro do Cruzeiro, em Ouro Preto. Os 38 cursos presenciais foram apresentados em salas interativas, com a apresentação de alunos e professores à disposição para o esclarecimento de questionamentos, assim como os cursos a distância oferecidos pelo Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD). 

De acordo com o NAP, cerca de seis mil visitantes compareceram ao evento. “Cumprimos a expectativa e foi além. O que é mais bacana e se repetiu esse ano é o envolvimento da Universidade como um todo, todo mundo fazendo sua parte. Houve salas interativas em que podíamos ver o empenho dos professores responsáveis, para mostrar o curso da melhor forma possível”, afirmou Raquel Leite, uma das organizadoras do evento. 
 

Tratando da graduação em uma linguagem mais acessível, a Engenharia Mecânica expôs na área externa da Escola de Minas o Baja, protótipo de um veículo off-road desenvolvido pelos alunos do curso. “A gente trouxe esses projetos pra Mostra de Profissões porque é interessante pra galera ver, pessoalmente, o que a gente faz no curso, o que a gente traz de inovação, e ter mais contato com a prática, pra fugir um pouco da teoria da sala de aula”, explicou Guilherme Bouzada, aluno do 6º período. 

A Museologia optou por um formato de exposição a partir de um roteiro, como conta Gabriel de Sales, do 4º período. “Cada módulo trata de uma área da Museologia: a documentação, conservação, expografia, curadoria, estudo da arte e arqueologia. A gente quer quebrar um tabu de um curso muito limitado, mostrando o caráter interdisciplinar nos stands”, finaliza.

A aluna do terceiro ano, Ana Clara Neves Cardoso, veio de Lagoa da Prata, Minas Gerais,  para o evento. “A mostra é boa pra quem tem dúvida e pra quem está decidido. Você conversa com quem faz o curso e vê se é aquilo mesmo, além da oportunidade de visitar várias opções e ver o que chama mais a atenção”, afirmou a estudante que pretende cursar Nutrição. 

A Mostra, que aconteceu na mesma tarde que o Campus Aberto, promoveu uma integração ainda maior entre Universidade e Comunidade, abrigando dessa vez, os milhares alunos que estiveram em Ouro Preto na intenção de conhecer mais sobre a UFOP e os cursos oferecidos.

Confira aqui carta de agradecimento do NAP para os participantes e organizadores.