UFOP faz homenagens em comemoração aos 50 anos

NPG
Com:
André Silveira
No dia 21 de agosto, a Universidade Federal de Ouro Preto completa 50 anos de sua fundação. Em comemoração a esse marco, haverá uma sessão solene do Conselho Universitário (Cuni), a partir das 18h, no Centro de Artes e Convenções da UFOP. O evento é aberto para toda a comunidade.

A programação tem início na Reitoria, às 10h, com a inauguração do quadro do reitor da UFOP de 2013 a 2017, Marcone Jamilson Freitas Souza. Marcone conta que se sente feliz e recompensado por ter contribuído com a formação de mais de 160 alunos, no ensino, iniciação científica, trabalhos de conclusão de curso, mestrado e doutorado, colaborando para o desenvolvimento técnico-científico do país. Ele acrescenta que, ao receber essa outorga, como "docente comprometido com a formação dos estudantes e, consequentemente, com o desenvolvimento do país e da região", sente-se "lisonjeado por tamanha distinção e com a sensação de dever cumprido".

Sobre os 50 anos, o professor ressalta a evolução dos indicadores de qualidade da Universidade: "Aqui na UFOP, a política e a cultura fazem parte da nossa rotina e o resultado de tudo isso é a formação de um profissional mais completo, crítico, capaz de contribuir para a transformação. Tenho orgulho de ser ex-aluno e docente na UFOP".

Às 18h começa a sessão solene, que acontece no Centro de Artes e Convenções da UFOP. Nela, será outorgado o título de Professor Honoris a Silvio Tendler e de Doutor Honoris a Chico Buarque e ao presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca. Na cerimônia, receberão o título de Professor Emérito: Marcone Freitas, Marta de Lana e Marger Viana. O título de Técnico Administrativo da Educação Emérito será outorgado às servidoras Iracilene Ferreira e Sílvia Rodrigues.

Segundo Iracilene, "receber essa homenagem de servidora técnico-administrativa da UFOP é uma alegria muito grande e uma honra. Aqui eu fiz grandes amigos que levarei pro resto da vida. Digo que eu saí da UFOP, mas a UFOP não saiu de mim, sempre estarei presente quando a UFOP precisar de mim".

Serão entregues Medalhas UFOP 50 Anos para Fernando ABC, como professor com mais anos de exercício na Instituição, e para Marco Antônio e Maria José, como técnicos administrativos com mais anos de exercício na Universidade. A medalha de homenagem especial será entregue a Vicente Evangelista "Bispo". O arquiteto Ivo Porto de Menezes, reitores das gestões anteriores e a reitora atual, Cláudia Marliére, também receberão a medalha.