Ir para o conteúdo

Inscrições encerradas

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
As inscrições para o processo seletivo dos cursos de graduação a distância da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) foram prorrogadas até 30 de abril. Entretanto, com a suspensão das atividades presenciais da Universidade devido à pandemia do coronavírus, as próximas etapas da seleção, o que inclui a divulgação do resultado e as chamadas para matrícula, estão suspensas por tempo indeterminado. Assim que as atividades da UFOP forem retomadas um novo cronograma será divulgado. Confira o comunicado da Pró-Reitoria de Graduação.
 
Neste edital, a Universidade oferta 750 vagas na modalidade Ensino a Distância (EaD) para o segundo semestre de 2020. As vagas são distribuídas em polos localizados em 16 municípios mineiros para os cursos de licenciatura em Geografia, Matemática e Pedagogia. 
 
As inscrições podem ser feitas por formulário on-line. A seleção é feita exclusivamente pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os candidatos devem ter, no mínimo, 300 pontos na redação e em cada uma das provas e podem utilizar as notas do Enem de 2013 a 2019. 
 
O edital prevê a participação de candidatos que vivem em um raio de 100km de distância dos polos e, dessa forma, os cursos ofertados beneficiam cerca de duzentos municípios, localizados nas regiões metropolitana, central, sul, sudoeste, norte, rio doce e triângulo mineiro. As atividades presenciais, que são realizadas nos polos de apoio, são programadas no planejamento das disciplinas em curso. As aulas terão início assim que o Ministério da Educação (MEC) liberar os recursos financeiros necessários.
 
Os polos são: Alterosa, Araguari, Araxá, Bom Despacho, Campo Belo, Caratinga, Confins, Conselheiro Lafaiete, Coromandel, Ipatinga, João Monlevade, Lagamar, Lagoa Santa, Salinas, Santa Rita de Caldas e Três Marias.
 
 
INSCRIÇÕES - Confira o passo a passo:
 
1) Acesse a página do edital 
2) Do lado direito da tela, vá em "FAÇA AQUI SUA INSCRIÇÃO"
3) Após ler o edital e clicar que está ciente das normas, coloque seu CPF para iniciar o processo de inscrição.
 

mapa_ead_ufop.jpg

NPG
Polos e cidades beneficiadas
 
OS CURSOS
 
GEOGRAFIA (LICENCIATURA) - O curso tem como objetivo habilitar profissionais com visão teórico-histórica, social, filosófica, política, cultural e econômica de forma crítica e reflexiva.
 
MATEMÁTICA (LICENCIATURA) - a graduação pretende preparar profissionais para exercer atividades de ensino junto às áreas que integram o currículo do segundo ciclo do ensino fundamental e do ensino médio, desenvolvendo reflexão quanto ao fazer pedagógico e suas implicações na realidade social.
 
PEDAGOGIA (LICENCIATURA) - O objetivo do curso é formar o pedagogo para atuar no ensino básico, tornando-o capaz de apropriar-se em competências e conhecimentos necessários à ação docente. Mais informações: 
 
COTAS - As 750 vagas ofertadas neste edital são distribuídas igualmente entre os três cursos, sendo 50% delas reservadas, conforme a Lei nº. 12.711/2012, alterada pela Lei nº 13.409/2016. Trata-se de uma política de ação afirmativa, que tem como principal objetivo compensar aqueles que historicamente sofreram com a desigualdade de oportunidades.
 
É necessário que todos os candidatos às cotas tenham feito o ensino médio integralmente em escolas públicas. Entenda.

Veja também

22 Março 2024

vagas_remanescentes_241_-_destaque.png A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) divulga novo edital para ocupação de vagas remanescentes no primeiro semestre letivo...

Leia mais

28 Fevereiro 2024

Está aberto o período de inscrição para seleção de bolsistas do Programa de Iniciação Científica da Olimpíada Brasileira de Matemática...

Leia mais

5 Fevereiro 2024

Os candidatos selecionados vão atuar na produção de conteúdos para a Rádio UFOP. O valor da bolsa é de R$...

Leia mais

2 Fevereiro 2024

A TV UFOP divulga a lista dos aprovados no processo seletivo de bolsistas. Os selecionados devem confirmar o interesse pela...

Leia mais