Moradias Estudantis Imprimir E-mail
Clique aqui e veja a lista das Repúblicas.

A UFOP oferece aos estudantes duas possibilidades de moradia, que são de propriedade da Instituição, sendo elas:

Alojamento: possui 64 quartos individuais e fica localizado no Centro de Convergência, campus Morro do Cruzeiro. A seleção é feita por meio de uma avaliação socioeconômica e de uma entrevista com a equipe da Prace. O ingresso acontece a partir da disponibilidade de vagas.

Repúblicas Federais: são os imóveis que a Universidade cede aos alunos para a moradia estudantil. Em Ouro Preto são 58 repúblicas. Elas se localizam no entorno do campus Morro do Cruzeiro e espalhadas pelo centro histórico de Ouro Preto. Às moradias é assegurada a autogestão, em que cada casa tem seu regimento interno. Assim sendo, cada moradia tem um critério de seleção próprio que dura três meses, e no qual é avaliado o espírito de solidariedade e senso de comunidade.

Já em Mariana, são sete casas pertencentes à Instituição que se localizam próximas ao Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS). A seleção é feita em parceria com a Prace, que seleciona previamente os alunos por critérios socioeconômicos.

Repúblicas Particulares são outra opção de moradia para os alunos em Ouro Preto, Mariana e João Monlevade. São aquelas onde grupos de estudantes se unem e alugam um imóvel particular, dividindo os custos referentes à manutenção da casa. Este valor é muito variado, pois depende do número de moradores.  A UFOP colabora com o apoio jurídico, por meio de projeto de extensão do curso de Direito, no que diz respeito ao relacionamento com os locatários.

Apartamentos – Bauxita: 96 vagas divididas em 24 apartamentos, localizados na Villa Operária, próximo ao campus Morro do Cruzeiro. Critério de seleção de moradores: classificação socioeconômico, regulada por edital específico, publicado de acordo com a liberação de vagas.

Durante as matrículas dos calouros, alunos moradores das repúblicas federais e particulares divulgam as vagas existentes. Todas as Repúblicas possuem um custo referente à manutenção da casa.

O Ministério Público oferece um canal de comunicação para aquelas pessoas que tenham interesse em tirar dúvidas, fazer comentários, elogios ou reclamações. Para entrar em contato basta enviar um e-mail para: Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email

pdf Resolução Cuni 571 - Regimento Alojamento

pdf Resolução CUNI 1540 - Estatuto das Repúblicas Federais

pdf Resolução Cuni 960 - Estatuto das Repúblicas Federais de Mariana

pdf Regimento COPEME


pdf Portaria Nº 387, que regulamentará a ocupação dos novos Apartamentos Estudantis, localizados à Rua Treze, s/nº, Morro do Cruzeiro

A Universidade também disponibiliza para moradores de repúblicas particulares uma Cartilha de Locação Imobiliária e um Modelo de Contrato de Locação Residencial. Veja mais nos anexos abaixo:
 
Administra\E7\E3o