skip to content

Cead/UFOP envia primeira aluna para Mobilidade Acadêmica Internacional

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Facebook Caint UFOP

Raquel Cordeiro Santos cursa Administração Pública na modalidade Educação a Distância (EAD) na UFOP e desde janeiro de 2019 está em Braga, Portugal, fazendo mobilidade acadêmica internacional. Ela é a primeira do Centro de Educação Aberta e a Distância (Cead) a realizar a mobilidade.

Nascida em Veredinha, no Vale do Jequitinhonha, a aluna cursou Matemática presencial e, posteriormente, Administração Pública no Cead da UFOP. Raquel conta que acompanhou os editais da Universidade para intercâmbio e participou de dois, um para a Colômbia e outro para Portugal. Aprovada em ambos, decidiu pela Universidade de Minho, em Braga, que se destacou por sua história. "O campus da Universidade é conhecido por ser aberto e, de fato, não é cercado por muros. Isso se reflete na filosofia da Universidade de fazer com que o conhecimento vá além da sala de aula". 

Sobre o ensino superior, a estudante avalia que muitos alunos almejam somente o diploma. Segundo ela, existem estudantes que não procuram se informar sobre outras formas de adquirir experiências que possam proporcionar um crescimento no curso, na Universidade e de si mesmos na vida. Raquel acredita que o maior benefício dessa experiência é que o aluno aprende a pensar mais abertamente e a ver o mundo de outra forma: "Talvez nem tudo o que aprendi na Universidade seja somente aquilo. Você aprende mais e confronta ideias antigas para expandir o conhecimento. Nós temos que fazer parte disso, temos que crescer com essa experiência. Sou imensamente grata por estar nesse ambiente e poder aproveitar cada instante". 

Raquel acredita que todos deveriam buscar oportunidades de intercâmbio, sendo de graduação a distância ou presencial, e deixa um incentivo, principalmente para os colegas de EAD: "Confie em você. Nós já temos o costume de pesquisar as coisas e estudar sozinhos, ter disciplina. Para nós, nos integrarmos em um grupo presencial é mais uma vantagem, porque não temos isso aqui no curso". E ainda complementa: "Levem o que têm para contribuir, não vão se arrepender. O intercâmbio muda a cabeça, o jeito de pensar e faz querer ainda mais".

A Caint abre editais semestrais e anuais de mobilidade acadêmica internacional. Raquel foi selecionada pelo Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional e teve apoio da Caint e da coordenação do curso, em especial do professor Breynner Ricardo, para efetuar os procedimentos práticos e burocráticos. Para acessar os editais anteriores e saber mais sobre o processo de seleção, entre em contato com a Caint pelo e-mail: international@ufop.edu.br.

Veja também

5 Fevereiro 2016

Com mais de 70 vagas em diversos cursos da Instituição, os alunos podem se candidatar a uma vaga em universidades...

Leia mais

17 Fevereiro 2016

Com mais de 70 vagas em diversos cursos da Instituição, os alunos podem se candidatar a uma vaga em universidades...

Leia mais

22 Fevereiro 2016

O presidente do Instituto de Direito Brasileiro da Universidade de Lisboa, Eduardo Vera-Cruz Pinto, esteve em Ouro Preto, e foi...

Leia mais

15 Março 2016

Com Douglas Gomides /CAINT Você tem vontade de estudar na França? Venha à palestra do Campus France e saiba como!...

Leia mais