Ir para o conteúdo

Enade 2018 será aplicado no domingo (25)

Twitter icon
Facebook icon
Google icon

Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), responsável por avaliar os estudantes de cursos de graduação presenciais e a distância, será aplicado no dia 25 de novembro em todo o Brasil. A prova é dividida em duas etapas: a primeira é composta por dez questões de conhecimentos gerais, aplicada a todos os alunos, sendo duas discursivas e oito de múltipla escolha; a segunda, por trinta questões de conhecimentos específicos de cada área, sendo três discursivas e as demais de múltipla escolha. 

O critério utilizado para a escolha dos alunos que irão realizar a prova é ter 80% do curso concluído, ou seja, são selecionados aqueles considerados a um ano da formatura.

Os cursos da UFOP que serão avaliados no ano de 2018 são: Administração, Administração Pública (EaD), Ciências Econômicas, Jornalismo, Direito, Serviço Social e Turismo. Os resultados são divulgados no ano seguinte a cada prova.

Os concluintes que irão participar da prova neste ano e apresentarem dúvidas sobre seu funcionamento, devem entrar em contato com a sua coordenação de curso ou ligar para o número (31)3559-1548. 

O comparecimento do estudante no exame é obrigatório. Sua ausência resultará em uma irregularidade com a Universidade.

ENADE 2017 - No ano passado, foram avaliados os cursos de Engenharia e os bacharelados e licenciaturas. A UFOP destacou-se com nota máxima nos seguintes cursos: Matemática Licenciatura, Matemática Bacharelado, Ciências da Computação, Ciências Biológicas Bacharelado, Educação Física Licenciatura, Engenharia Ambiental, História Bacharelado e Sistemas de Informação.  

Os resultados são comparados nacionalmente, e é a partir deles que são analisados os indicadores de qualidade da educação de cada curso e da Universidade como um todo. O conceito Enade é avaliado em conjunto com o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Esperado e Observado (IDD), que mensura o valor agregado durante o curso para a formação e desenvolvimento dos estudantes concluintes. É levado em consideração, também, o desempenho do estudante no Enem do ano em que ingressou na graduação. 

Veja também

1 Março 2024

No próximo semestre (2024.1), o Departamento de Ciências Sociais (Decso) irá ofertar a disciplina Seminários Temáticos em Ciências Sociais (CSO014),...

Leia mais

29 Fevereiro 2024

vagas_residuais_2024-1_-_destaque.png Os candidatos convocados deverão encaminhar a documentação necessária, via formulário eletrônico, dentro do período de 4 a 6 de...

Leia mais

20 Fevereiro 2024

A Pró-Reitoria de Finanças (Prof) informa que os usuários do Sistema de Controle de Bolsistas (SCB) que atuam nas secretarias...

Leia mais

7 Fevereiro 2024

Estudantes dos cursos de Jornalismo, Filosofia e Serviço Social estão produzindo o podcast "Observatório do Trabalho". A atividade faz parte...

Leia mais