Programa Bibliografia Viva

28/03/2023 - 19:00 até 20:30
O Programa Bibliografia Viva é uma parceria da UFOP, por meio do grupo de pesquisa História e Historiografia da Educação (Geraes/UFOP), com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), envolvendo o Projeto Pensar a Educação Pensar o Brasil; o Portal de Livros Abertos da FaE; o Grupo Didaktikè; o Programa de Ações Afirmativas e o Setor Audiovisual da FaE.

A mesa virtual sobre educação será conduzida pelos professores Marcus Vinícius Fonseca (UFOP) e Luciano Mendes de Faria Filho (UFMG), tendo como convidados Cheron Moretti (Unisc), Sandra Tosta (Rede Argonautas), Oscar Jara (CEP Alforja e CEAAL) e César Ferreira (Unicamp).

No primeiro programa da terceira temporada, o tema do episódio é antropologia e educação popular. Será feita uma homenagem ao professor Carlos Rodrigues Brandão, colaborador do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e do Programa de Pós-graduação em Geografia (Posgeo) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

O homenageado possui experiência na área de antropologia, com ênfase em antropologia camponesa, antropologia da religião, cultura popular, etnia e educação, com foco na educação popular. Publicou mais de 40 livros e vários artigos nas áreas de antropologia e educação, além de contos e poesias. Desde seu ingresso na vida universitária, tornou-se militante ativista junto a movimentos sociais, atuando principalmente na educação popular.

A transmissão vai ao ar no canal do YouTube da Faculdade de Educação (FaE) da Universidade Federal de Minas Gerais.