skip to content

EaD

 
Inscrições prorrogadas até 30 de abril
 
O cronograma da seleção também fica suspenso
 
As inscrições para o processo seletivo dos cursos de graduação a distância da Universidade foram prorrogadas até 30 de abril. Entretanto, com a suspensão das atividades presenciais da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) devido à pandemia do coronavírus, as próximas etapas da seleção, o que inclui a divulgação do resultado e as chamadas para matrícula, estão suspensas por tempo indeterminado. Assim que as atividades da UFOP forem retomadas um novo cronograma será divulgado. Confira o comunicado da Pró-Reitoria de Graduação.
 
Neste edital, a Universidade oferta 750 vagas na modalidade de Ensino a Distância (EaD) para o segundo semestre de 2020. As vagas são distribuídas em polos localizados em 16 municípios mineiros para os cursos de licenciatura em Geografia, Matemática e Pedagogia. 
 
As inscrições podem ser feitas por formulário on-line. A seleção é feita exclusivamente pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os candidatos devem ter, no mínimo, 300 pontos na redação e em cada uma das provas e podem utilizar as notas do Enem de 2013 a 2019. 
 
O edital prevê a participação de candidatos que vivem em um raio de 100km de distância dos polos e, dessa forma, os cursos ofertados beneficiam cerca de duzentos municípios, localizados nas regiões metropolitana, central, sul, sudoeste, norte, rio doce e triângulo mineiro. As atividades presenciais, que são realizadas nos polos de apoio, são programadas no planejamento das disciplinas em curso. As aulas terão início assim que o Ministério da Educação (MEC) liberar os recursos financeiros necessários.
 
Os polos são: Alterosa, Araguari, Araxá, Bom Despacho, Campo Belo, Caratinga, Confins, Conselheiro Lafaiete, Coromandel, Ipatinga, João Monlevade, Lagamar, Lagoa Santa, Salinas, Santa Rita de Caldas e Três Marias.
 
 
INSCRIÇÕES - Confira o passo a passo:
 
1) Acesse a página do edital 
2) Do lado direito da tela, vá em "FAÇA AQUI SUA INSCRIÇÃO"
3) Após ler o edital e clicar que está ciente das normas, coloque seu CPF para iniciar o processo de inscrição.
 
 
OS CURSOS
 
GEOGRAFIA (LICENCIATURA) - O curso tem como objetivo habilitar profissionais com visão teórico-histórica, social, filosófica, política, cultural e econômica de forma crítica e reflexiva.
 
MATEMÁTICA (LICENCIATURA) - a graduação pretende preparar profissionais para exercer atividades de ensino junto às áreas que integram o currículo do segundo ciclo do ensino fundamental e do ensino médio, desenvolvendo reflexão quanto ao fazer pedagógico e suas implicações na realidade social.
 
PEDAGOGIA (LICENCIATURA) - O objetivo do curso é formar o pedagogo para atuar no ensino básico, tornando-o capaz de apropriar-se em competências e conhecimentos necessários à ação docente. 
 
COTAS - As 750 vagas ofertadas neste edital são distribuídas igualmente entre os três cursos, sendo 50% delas reservadas, conforme a Lei nº. 12.711/2012, alterada pela Lei nº 13.409/2016. Trata-se de uma política de ação afirmativa, que tem como principal objetivo compensar aqueles que historicamente sofreram com a desigualdade de oportunidades.
 
É necessário que todos os candidatos a essas cotas tenham feito o ensino médio integralmente em escolas públicas. Entenda.
 
A UFOP - A Universidade Federal de Ouro Preto foi criada em 21 de agosto de 1969, com a junção das centenárias e tradicionais Escola de Farmácia e Escola de Minas. Atualmente, conta com 49 cursos presenciais. Em 2000, por meio do antigo Núcleo de Educação Aberta e a Distância, hoje Centro de Educação Aberta e a Distância (Cead), abrange 90 cidades em Minas Gerais, quatro no estado de São Paulo e oito na Bahia.  
 
A Universidade possui três campi de ensino presencial nas cidades de Ouro Preto, Mariana e João Monlevade. Hoje, a UFOP conta com mais de 10 mil estudantes matriculados nos cursos presenciais e cerca de 500 nos cursos EaD.