UFOP promove curso de combate ao Aedes Aegypti e Aedes Albopictus

Letícia Conde
A primeira edição do curso de capacitação de combate aos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus reuniu professores da rede pública de Ouro Preto e estudantes no auditório do Núcleo de Pesquisas em Ciências Biológicas (NUPEB), no último sábado (30).

Durante o evento, Rafael Martins, doutorando em Ciências Biológicas pela UFOP, apresentou dados da pesquisa desenvolvida pelo Levantamento de Índice Rápido de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa), que contabiliza a incidência de focos dos mosquitos nos distritos e na cidade de Ouro Preto.

Foram distribuídos kits pedagógicos com orientações sobre o combate em cada fase de desenvolvimento do mosquito, um livro interativo que propõe que o leitor elimine focos de proliferação e um caderno de atividades que traz exercícios sobre o tema, como caça-palavras e cruzadinhas, com o objetivo de conscientização. A professora de rede pública estadual Marielze Paixão ressalta a importância da capacitação do professor sobre o combate. "Há uma grande carência na formação continuada do professor. Muitas vezes, ele não tem noção de como dar conteúdo específico, e a distribuição do kit pedagógico auxilia muito no ensino", acrescenta.

O curso contou também com a participação dos bolsistas do projeto e de estudantes de licenciatura da UFOP. Para Rosana Lima, aluna de Ciências Biológicas, o curso é importante para o entendimento de quem recebe o kit, já que "os alunos têm dificuldade de associar algumas abordagens das ciências, então, quanto mais palpável, mais fácil o aprendizado deles".

A pedagoga Cíntia Magalhães, juntamente com a coordenadora do programa Maria Célia, apresentaram o Teatro de Fantoches e orientaram a utilização do kit prático de combate. Nele, os alunos encontram exemplos das fases do mosquito, lupa, pinça e uma superfície de análise. O kit promove o entendimento das fases do mosquito e será distribuído para as escolas de acordo com a orientação dos professores. Maria Célia comentou a importância da ação para a comunidade: "A UFOP é fundamental por ser uma entidade de ensino que forma professores e é uma referência para as comunidades, não só de Ouro Preto, mas também dos municípios vizinhos".

O projeto será apresentado na Secretaria de Saúde de Itabirito, e a segunda edição do curso de combate acontecerá em breve.

O PROJETO - Baseando-se na convocação do Ministério da Educação para que as Pró-Reitorias de Extensão das universidades federais desenvolvessem planos de ação de combate, foi criada em 2016, na UFOP, a Comissão de Enfrentamento aos Mosquitos Vetores Aedes aegypti e Aedes albopictus, com profissionais de várias áreas. Os números crescentes de casos de dengue, febre amarela, febre chikungunya e zika justificaram a criação do programa, que tem como base o ciclo de vida dos mosquitos.

O programa possibilita desenvolver ações de combate para evitar que o mosquito chegue à fase final e conta ainda com o projeto "Jogando Contra a Dengue em Realidade Virtual", um jogo para celular disponibilizado no Google Play, que consiste em matar os mosquitos na tela, além de promover conhecimento sobre os insetos.

O projeto está em discussão para ser aplicado nas cidades de Ouro Preto, Mariana, João Monlevade e Itabirito.